Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Baixar Áudio por Leticia Giroto da Cunha
Foto: Divulgação

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Embora abuso sexual e exploração sexual sejam crimes de violência sexual combatidos nesta data, eles possuem significados diferentes. O abuso sexual acontece quando um adulto pratica ato libidinoso com uma criança ou adolescente, o que normalmente acontece por parentes ou pessoas próximas à família. A exploração sexual consiste em usar a criança ou o adolescente como meio de faturar dinheiro, oferecendo o menor de 18 anos como “ferramenta” de satisfação sexual.

Segundo dados do CREAS, a faixa etária da violência sexual em Vacaria, são em crianças abaixo de 11 anos. E em média, 50 famílias são notificadas anualmente. A psicóloga do CREAS, Marta Kramer Silveira Castro, destaca que a maioria dos crimes acontecem entre familiares, como por exemplo o pai e o avô. E também afirma que muitas vezes as mães aceitam a situação que as crianças são expostas. Em Vacaria hoje são atendidas no CREAS, mais de 30 crianças e adolescentes. De acordo com os dados registrados, o abuso sexual ocorre na maioria das vezes com meninas, porém existem meninos também que foram abusados, conforme afirma a psicóloga. Marta Kramer Silveira Castro afirma ainda que é uma realidade chocante na cidade e que as pessoas não devem banalizar essa situação e devem sim denunciar.

As denúncias de casos de maus-tratos e negligência a crianças e adolescentes podem ser feitas ao Conselho Tutelar, às Polícias Civil e Militar e ao Ministério Público, podendo ser notificadas também aos serviços de disque-denúncia (Disque 100).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais