Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Carteira de Trabalho passará a ser somente digital

por Leticia Giroto da Cunha

Documento pode ser retirado pela internet no endereço acesso.gov.br

O coordenador do SINE em Vacaria Adil Carvalho esteve no Temática desta quarta-feira 11/12
Foto: RD FÁTIMA

A Carteira Profissional, que originou a atual Carteira de Trabalho e Previdência Social (CtPs), foi criada no governo Getúlio Vargas, em março de 1932. Trata-se de um documento que registra o histórico profissional e garante direitos como salário, férias, 13º salário, seguro-desemprego, aposentadoria, FGTS entre outros. Depois de 92 anos o documento passará a ser somente digital a partir da próxima segunda-feira,16/12. A carteira pode ser feita a partir dos 14 anos de idade.

Para acessar a Carteira de Trabalho digital, é preciso ter cadastro no sistema acesso.gov.br. Inicialmente seus dados pessoais: CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento. Em seguida você será direcionado para um questionário com cinco perguntas sobre sua trajetória de trabalho. Após responder ao questionário, você receberá uma senha temporária que precisará ser trocada no primeiro acesso. O coordenador da Unidade do SINE em Vacaria Adil Carvalho ressalta que o documento só poder ser feito pela internet.

O SINE de Vacaria é destaque em eficiência no atendimento entre as unidades da Serra. De acordo com Adil são atendidas mas de 1.300 pessoas por mês. São prestados os serviços de intermediação de mão-de-obra, seguro desemprego e outros. Segundo ele há um grande número de pessoas buscando uma vaga no mercado de trabalho.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais