Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Morre o radialista Firmo Carneiro

por Fábia Schüler
Foto: Divulgação

Firmo Carneiro, nasceu em 1º de junho de 1923. Filho da artesã, Doralina Monteiro Carneiro e do comerciante, Francelino Carneiro nasceu em meio a tranquilidade de Vacaria que parecia mais uma grande fazenda do que uma cidade.

Desenvolveu muitas atividades, entre elas, a de engraxate. Mais tarde passou a vender os jornais Correio do Povo e Diário de Notícias. Começou aí a sua relação com a comunicação.

Firmo fez parte da primeira turma de estudantes do Colégio São Francisco. Em 1934 ,um dos tios era cozinheiro no colégio e chamou o sobrinho para trabalhar, em compensação, poderia estudar na istituição. 

O primeiro contato entre o rádio e Firmo Carneiro se deu em Carazinho. Quando a emissora local foi inaugurada ele estava lá ao lado de Arnaldo Balvee, dono de uma rede de emissoras no estado na época. Trabalhou alguns meses lá. Voltou a Vacaria e foi chamado para servir ao Exército em São Borja e Santo Ângelo.

No final de 1945 Firmo Carneiro foi para Caxias do Sul, onde surgiram três oportunidades de trabalho em um mesmo dia: porteiro de um dos maiores hotéis da cidade , auxiliar na Sucursal do Jornal Diário de Notícias e ainda trabalhar na Rádio Caxias. A escolha , é claro, foi pela Rádio Caxias. Depois desta, ele também trabalhou na Rádio São Leopoldo.

Em Vacaria, atuou na primeira emissora do município: Rádio Difusora. Firmo fez alguns programas neste prefixo. Além do Chimarrão da Amizade, também apresentou, à noite, o Programa Reminiscências, que mais tarde trocou de nome : “De Janeiro a Janeiro, Programa Firmo Carneiro”.

Quando os Freis Capuchinhos obtiveram a autorização para a instalação da Rádio Fátima a voz dele era a se ouvia no atual prefixo 580, onde trabalhou por mais de 30 anos.

Firmo Carneiro faz parte de um dos mais importantes capítulos da história do tradicionalismo gaúcho, é um dos fundadores do CTG Porteira do Rio Grande.

Filiou-se ao MDB e depois no PMDB. Foi vereador por quatro legislaturas. Em 1958 , pela primeira vez, o mais votado.

Também é um dos fundadores do Clube União Operária.

Firmo Carneiro morreu nesta quarta-feira, 10/06, por volta das 13 horas, no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, onde estava internado por complicações respiratórias.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais