Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

APAE de Vacaria projeta pesquisa sobre elevados índices de autismo no município

Baixar Áudio por João Pedro Minella
Foto: Divulgação

O dia 02/04 é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A ocasião tem o objetivo de dar mais visibilidade ao tema e, também, promover atividades de conscientização à comunidade durante toda uma semana.

Para tratar do assunto, o Programa Temática desta sexta-feira, 08/04, contou com a presença da diretora da APAE de Vacaria, Adriana Benato, e da chefe pedagógica, professora Maria Aparecida Matias Fabris. Na oportunidade, esclareceram que o autismo trata-se de um distúrbio no desenvolvimento caracterizado por um déficit na comunicação e na interação social, sendo que, segundo levantamento da professora, é possível registrar crianças de até dois anos com o chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA) que não tem uma cura ou uma causa específicas, sendo que o quadro pode ocorrer por uma série de fatores de difícil determinação.

A APAE de Vacaria conta com 63 alunos autistas, sendo que 12 passaram a integrar Associação somente em março deste ano. Tendo este quadro em mente, deve ser realizada uma pesquisa em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais de Vacaria no objetivo de mapear as possíveis causas desse elevado índice, bem como fazer um levantamento mais preciso do quadro no município.

A diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vacaria, Adriana Benato, ressalta que a entidade atende, ainda, diversos outros espectros, tendo um total de 290 alunos. Segundo ela, há uma grande fila de espera por atendimento e esta situação foi agravada em decorrência da pandemia e da consequente redução nos atendimentos

Ao total, cerca de 2 milhões de pessoas são diagnosticadas com algum grau de autismo no Brasil.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais