Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Fraco desempenho no Idese reforça debate sobre mudanças no modelo de desenvolvimento regional

Baixar Áudio por Aldoir Santos

A região está em 22º lugar entre as 28 existentes do Estado

O assunto foi abordado no Temática
Foto: RD Fátima

Na semana passada o governo do estado divulgou os índices do desenvolvimento sócio econômico dos municípios, Idese, no ano de 2016. Os dados de Vacaria e dos municípios da região são preocupantes. Os números revelam que tanto nas áreas de educação como saúde e renda a região está em posições inferiores em relação as demais. Entre os 28 Coredes a posição regional é a 22ª. Vacaria está na posição 416 entre os 497 municípios. No que se refere a educação o estudo aponta dificuldades de vagas na educação infantil e na evasão do Ensino Médio. Na saúde há falta de pré-natal, alto índice de gravidez na adolescência e ainda grande número de óbitos com causas mal definidas. O assunto foi abordado no Temática desta segunda-feira. O ex-presidente do Corede Campos de Cima da Serra Alessandro Dalla Santa Andrade destaca que na série histórica desde 2007, os índices vem mostrando que a posição de Vacaria em relação aos demais municípios vem piorando. Ele ressalta que o Corede vem propondo uma discussão sobre um novo modelo de desenvolvimento econômico para região.

O secretário geral de governo da prefeitura de Vacaria Gilmar Boeira ressalta que com base nestes índices é preciso avançar. Acrescenta que no caso da saúde, por exemplo, é importante uma ação mais forte das agentes comunitárias especialmente sobre o pré-natal. Comenta que no que se refere a distribuição de renda a administração vem tentando buscar novos investimentos para gerar mais renda.

No ano passado foi criado em Vacaria pelo Sebrae o comitê de governança com o foco no empreendedorismo. O grupo é formado por representantes da iniciativa privada e do poder público e tem como objetivo apontar projetos em pelo menos cinco eixos entre os quais educação. O presidente do comitê José Aquiles Susin acrescenta que é preciso que a comunidade se conscientize que também pode ser protagonista das mudanças que são necessárias para o desenvolvimento.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais