Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Programa Raízes, da Rede Maisnova, receberá o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, da Assembleia Legislativa

por Clayton Camargo

O prêmio busca reconhecer, valorizar e incentivar os trabalhos e ações que divulguem a música e o artista gaúcho

Foto: Divulgação

Os prêmios Vitor Mateus Teixeira e José Mendes, edição 2023, serão entregues em solenidade nesta terça-feira (05/12), às 19 horas, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com apresentação musical de Lucio Yanel. Um dos homenageados da noite, que receberá o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, será o programa Raízes, da Rede Maisnova, apresentado pelo comunicador tradicionalista Omair Trindade. O Raízes está no ar há 25 anos na Maisnova.

Prêmio Teixeirinha

O Prêmio Vitor Mateus Teixeira (Teixeirinha) foi instituído por meio da Resolução 2.708, de 19 de agosto de 1997, em homenagem ao músico, cantor, compositor e cineasta Vitor Mateus Teixeira. O prêmio busca reconhecer, valorizar e incentivar os trabalhos e ações que divulguem a música e o artista gaúcho.

Troféu José Mendes

O Troféu José Mendes, que integra a programação do Prêmio Vitor Mateus Teixeira, presta uma homenagem a apresentadores de programas de rádio ou televisão que promovem a música e a cultura regional.

Agraciados 2023 

Prêmio Vitor Mateus Teixeira

- Instituição, entidade ou veículo de comunicação que desenvolva trabalho relevante em prol da cultura gaúcha. - Programa Raízes - Rede Maisnova FM

• Artista ou grupo artístico de destaque da área de interpretação poética ou de interpretação musical ou da área de dança - Daniel Torres

• Composição musical gaúcha, tradicionalista, nativista, teuto-rio-grandense, ítalo-rio-grandense ou afro-rio-grandense. - Eu e o Rio (Antônio Augusto Fagundes - in memoriam)

• Letra de música gaúcha, tradicionalista, nativista, teuto-rio-grandense, ítalo-rio-grandense ou afro-rio-grandense. - O fundo da grota (Baitaca)

• Obra cinematográfica - 50 Anos de Nativismo

• Clássico do Rio Grande do Sul - Canto Alegretense

Troféu José Mendes: 

• José Alberto Andrade (Programa Galpão Crioulo da Rádio Gaúcha)

Apresentação musical

Lucio Yanel, nascido Federico Nelson Giles (Corrientes, 2 de maio de 1946) é um violonista, cantor, compositor, ator e folclorista argentino radicado em Caxias do Sul, no Brasil.

Como violonista, realizou apresentações por diversos países como Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, França, Rússia, Suíça Espanha e Estados Unidos. Radicado no Brasil há muitos anos, Lúcio Yanel é considerado um dos alicerces do violão solista na música regional sulina e o violonista com maior produção na história do violão gaúcho. O músico veio para o Rio Grande do Sul em 1981, onde passou a atuar nos festivais de música regional. Sua maneira de tocar influenciou muitos músicos das gerações posteriores, como os violonistas Yamandú Costa, Marcello Caminha, Maurício Marques (Quarteto Maogani) e Ricardo Martins.

Mesmo sendo um músico autodidata, Yanel é um dos fundadores do que se pode considerar uma “escola do violão gaúcho” da qual Yamandú Costa é um dos nomes mais representativos. Com seu trabalho ao violão, ampliou-se a difusão de alguns gêneros latino-americanos como a chacarera, o chamamé, o rasguido doble e a zamba, no sul do país.

Além de se dedicar à música regional gaúcha, o violonista Lucio Yanel também conheceu e atuou, em diversas ocasiões, ao lado de diversos nomes do cenário musical argentino, como Astor Piazzolla, Mercedes Sosa, Atahualpa Yupanqui e Antonio Tarragó Ros. Apresentou-se ainda em inúmeros festivais e gravou com renomados artistas do Rio Grande do Sul, como Gilberto Monteiro, Joca Martins, Luiz Marenco, Bebeto Alves, Jayme Caetano Braun e César Oliveira e Rogério Mello, além de ter composições ao lado de Renato Borghetti, Noel Guarany, Gaúcho da Fronteira e Luiz Carlos Borges.

Colaborou ainda como intérprete e autor nas trilhas musicais dos filmes Netto Perde sua Alma e Lua de Outubro.

Como ator, foi destaque com o personagem Capitão Castelhano na minissérie O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.

SERVIÇO

• Assembleia Legislativa entrega os Prêmios Teixeirinha e José Mendes 

• Dia 5 de dezembro, às 19 horas

• No Teatro Dante Barone da ALRS

.ONDE ASSISTIR 

• Ao vivo, pela TV Assembleia canal aberto 11.2

• Portal da TV AL: https://ww4.al.rs.gov.br/tval

• YouTube: https://ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes

• Facebook: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais