Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Mães de crianças especiais iniciam movimento em prol de direitos dos filhos como a acessibilidade

Baixar Áudio por Aldoir Santos

O grupo já tem 40 integrantes e busca chamar a atenção para o cumprimento das leis

Assunto foi abordado no Temática desta quinta-feira
Foto: RD Fátima

Em fevereiro deste ano um grupo de mães de crianças especiais decidiu criar uma rede para mobilizar as autoridades e outras lideranças em torno de questões como acessibilidade na cidade. De lá pra cá uma vez por mês elas se encontram na sala das entidades na Câmara de Vereadores para definir estratégias de ação em vários segmentos. A Rede de Mães apresenta o olhar de quem vivencia as dificuldades diariamente. Nesta semana o grupo que tem em torno de 40 integrantes foi ouvido pela Comissão de Saúde, Educação e Serviços Públicos da Câmara de Vereadores. Na ocasião foi feita uma pauta de reinvidicações.

Entre as demandas está a revisão das paradas de ônibus nos locais próximos a estabelecimentos de atendimento médico, maior fiscalização no que se refere a vagas de estacionamento na zona azul, falta de acessibilidade em escolas, estabelecimentos comerciais de todos os generos e no prédio da prefeitura. A rede de mães de crianças especiais também identificou a falta em Vacaria de um táxi adaptado. O passeio público é irregular em alguns pontos e sem condições para as pessoas que tem algum tipo de dificuldade de locomoção. Morgane Zanotto Guinzeli Zulian destaca que todos os assuntos abordados nos encontros da rede de mães estão dentro da lei brasileira de inclusão. Lisa Mussato acrescenta que o foco é informar as mães para que elas possam ter forças e assim garantir qualidade de vida aos filhos.

No encontro da comissão de saúde também estavam presentes o diretor do departamento de trânsito e o responsável pela empresa que faz o transporte coletivo urbano. De acordo com o presidente da comissão vereador Fernando Lucena Maciel (PDT) eles se comprometeram em atender algumas demandas como caso das paradas de ônibus. Existe uma lei municipal promulgada em 2016 que trata sobre a acessibilidade no município.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais