Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Morre Frei Isaías Borghetti, referência na comunicação e um dos responsáveis pela introdução da TV a cores no Brasil

Baixar Áudio por Pablo Ribeiro

Frei Borghetti dirigiu a TV Difusora de Porto Alegre, durante a primeira transmissão a cores do país, a Festa da Uva de Caxias do Sul, em 1972

Foto: Freis Capuchinhos/Divulgação

Morreu, aos 87 anos, na madrugada desta segunda-feira (05/02), na Casa São Frei Pio, em Caxias do Sul, o Frei Isaias Borghetti, uma das referências na comunicação e um dos responsáveis pela introdução da TV a cores no Brasil. Até os últimos meses, Frei Borghetti vinha tendo relativa autonomia, mas o quadro de saúde decaiu rapidamente nas duas últimas semanas, em razão de complicações derivadas do Parkinson, com perda rápida dos sentidos e movimentos, nos últimos dias.

Frei Borghetti atuou em rádios do interior gaúcho e no Jornal Correio Riograndense. É reconhecido nacionalmente por ter dirigido a TV Difusora de Porto Alegre (atual Bandeirantes) durante a primeira transmissão a cores do país, a Festa da Uva de Caxias do Sul, em 1972. Contribuiu também para entidades de classe como a Associação Gaúcha de Rádio e Televisão (Agert) e o Sindicato das Empresas de Rádio Difusão do Estado (Sindirádio).

Nascido em agosto de 1936, em Marques de Souza (RS) frei Borghetti foi ordenado em dezembro de 1965, aos 29 anos, por dom Vicente Scherer. Formado em Filosofia pela Unijuí, cursou Teologia no Convento São Lourenço de Bríndisi de Porto Alegre. Era pós-graduado em Jornalismo, e foi professor de Comunicação Social na PUC/RS e na UCS, em Caxias do Sul. Celebrou 50 anos de sacerdócio em 2015, recebendo, também, o título de cidadão emérito de Marques de Souza (RS).

Nos últimos 30 anos teve várias cirurgias e próteses vasculares, stents arteriais, marca-passo entre outros procedimentos médicos. Desde meados de 2018, na Casa São Frei Pio recebia cuidados de saúde. Até o final de 2023 ainda ajudava no atendimento na matriz Imaculada Conceição.

Frei Borghetti está sendo velado na Capela da Casa de Saúde São Frei Pio. Após missa de corpo presente na mesma capela, às 15h, será sepultado no Memorial dos Capuchinhos, junto à igreja Imaculada Conceição.

 

O jornalista, membro da Província dos Capuchinhos do RS e atual Secretário Provincial, frei Moacir Molon, falou sobre a convivência e legado de Borghetti à comunicação em entrevista ao programa Temática na manhã de hoje. Confira o conteúdo em áudio (acima).

 

A história de Frei Borguetti

Ingressou no Seminário Santo Antônio, de Vila Flores em 1950, completou o ensino médio em Veranópolis, Ipê e Marau. Fez o noviciado em Flores da Cunha, com profissão em janeiro de 1957 e votos solenes em janeiro de 1960. Formou-se em Filosofia pela FAFI de Ijuí (1961). Estudou Teologia no Convento São Lourenço de Bríndisi, em Porto Alegre (1962 a 1966), tendo sido ordenado sacerdote em 18 de dezembro de 1965. Era sobrinho do irmão capuchinho Fr. Fortunato Macagnan, falecido em 1967.

De 1966 a 1989 viveu e atuou em Porto Alegre, como membro da Fraternidade São Lourenço e, nos últimos cinco anos com residência na Casa Divino Mestre. Começou atuando na programação religiosa da Rádio Difusora Porto Alegrense e depois, também da TV Difusora; integrou a direção da Rádio e TV Difusora (de 1977 até a transferência para a TV Bandeirantes); coordenou as atividades do Centro de Produção e Edições (CPE). Em vários períodos integrou diretorias da Associação Gaúcha de Rádio e TV (Agert) e do Sindirádio de Porto Alegre, merecedor de diversas homenagens do setor da radiodifusão.

Em Caxias do Sul integrou o Conselho Municipal de Assistência Social de 2008 a 2011, representando a LEFAN, e foi homenageado pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI-Serra Gaúcha) e pela ADCE-Serra.

Bacharel em Comunicação Social pela Famecos-PUC-RS, também foi professor e participou de vários congressos na área da imprensa católica no país e no exterior. Na área artística, integrou o coral “Assim Cantam os Capuchinhos”, de 1954 a 1964.

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais