Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Esmeralda sedia entrega do Troféu José Mendes

por João Pedro Minella

Cerimônia realizada pela Assembleia Legislativa do Estado marcou o encerramento da Semana do Município em Esmeralda

O cantor José Mendes teve forte ligação com Esmeralda ao longo de sua vida. Além de ter morado no município, o artista sempre fez questão de valorizar suas origens e ressaltar o nome da cidade.

E essa relação ganhou mais um capítulo simbólico nesta quarta-feira (1°/12). Esmeralda sediou a primeira entrega do Troféu José Mendes, instituído pela Assembleia Legislativa (AL) do estado como forma de homenagear a trajetória do cantor. A cerimônia foi realizada junto ao Memorial José Mendes, em Santa Terezinha, comunidade em que o artista viveu em sua infância e juventude.

- Hoje é um dia especial, estamos emocionados e felizes em poder prestar mais uma homenagem ao grande José Mendes. O nosso agradecimento especial à Assembleia Legislativa por realizar este evento em nosso município. O José Mendes representa a união para nós e o amor por Esmeralda – destaca João Pereira, prefeito de Esmeralda.

A cerimônia reuniu autoridades, familiares e fãs de José Mendes de várias cidades. O Troféu José Mendes integra a programação do Prêmio Vitor Mateus Teixeira, da Assembleia Legislativa, e neste ano também fez parte da Semana do Município de Esmeralda.

Esta foi a primeira vez que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou um evento oficial em Esmeralda, contando inclusive com cobertura da TV Assembleia e de outros veículos de imprensa.

- A Assembleia Legislativa se sente honrada em prestar essa homenagem em Esmeralda, terra de José Mendes. Este cantor é um ícone da música gaúcha e contribuiu muito para propagar a nossa cultura além do Rio Grande do Sul. Nada mais justo do que prestarmos esse reconhecimento ao legado de José Mendes – afirma o deputado estadual Gabriel Souza, presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O Troféu José Mendes presta uma homenagem a apresentadores de programas de rádio ou televisão que promovem a música e a cultura regional. Em sua edição inaugural, a honraria foi entregue para o músico e comunicador Jaime Ribeiro.

Ele foi representado no evento por Maria Isabel de Deus, viúva de José Mendes. “Não é qualquer artista que consegue receber um carinho tão especial como esse que o José Mendes recebe. Toda a nossa família está agradecida por essa homenagem da Assembleia Legislativa”, pontua Maria Isabel.

O Troféu José Mendes foi criado a partir de projeto de resolução de autoria do deputado estadual Paparico Bacchi. “A história de José Mendes é a história da maioria das pessoas, uma história de dificuldade e de superação. Ele ajudou muito a consolidar a música gaúcha. Infelizmente, morreu jovem, mas para algumas pessoas, como é o caso

do José Mendes, não é necessário viver muito para deixar uma marca significativa”, salienta Bacchi.

 

Esmeralda 58 anos

A entrega do Troféu José Mendes marcou o encerramento da Semana do Município de Esmeralda. O aniversário da cidade é comemorado no dia 27 de novembro. Em 2021, uma extensa programação de eventos entre os dias 25 de novembro a 1° de dezembro celebrou os 58 anos de emancipação político-administrativa de Esmeralda.

 

Informações: RS2 Comunicação

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais