Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Diretor da Trans Fátima afirma que 41% dos usuários do transporte coletivo são isentos da tarifa

por Leticia Giroto da Cunha

Leandro Jacobi diz que empresa está readequando horários para minimizar o desequilíbrio econômico

Leandro Jacobi participou do Temática desta segunda-feira 02/12
Foto: RD FÁTIMA

A empresa responsável pelo transporte coletivo urbano de Vacaria fez uma readequação de horários aos sábados nos bairros Chácara das Palmeiras e ainda nos KM 04 e 05 também chamado de Mauá. De acordo com a direção da empresa esta medida poderá ser adotada para outras regiões da cidade. Há uma série de fatores que segundo a empresa contribuem para essa readequação. Um deles seria a redução significativa no número de passageiros e o grande volume de isenções. O diretor operacional da empresa Leandro Jacobi argumenta que no caso dessas linhas do Chácara das Palmeiras e dos km 04 e 05 nos sábados havia uma média de apenas oito passageiros.

O atual contrato com a empresa foi assinado pelo município em 2012 e com término previsto para 2022. Naquela época o valor foi firmado com base no número de 96 mil passageiros. Segundo Jacobi nos últimos anos houve uma queda de 140% no volume de pessoas que utilizam o transporte. Antes de readequar os horários de algumas linhas a empresa promoveu uma redução interna de despesas que resultou no desligamento de colaboradores.

Jacobi revelou que a empresa Trans Fátima vem fechando os anos com prejuízos desde 2014. No último ano foi de mais de R$ 400 mil. Ele relata que uma das medidas para minimizar os problema seria a redução do número de novas isenções de pagamento das passagens. Atualmente além dos estudantes que pagam meia tarifa tem os idosos acima de 60 anos que não pagam nenhum valor. Além disso existe um domingo por mês com passe livre. As possíveis mudanças na lei municipal que regula as isenções ou formas de subsidiar o serviço depende de uma ação do Poder Executivo e com aprovação dos vereadores.

O contrato prevê reajuste da tarifa em janeiro de cada ano. O diretor operacional da Trans Fátima Leandro Jacobi diz que a proposta já foi enviada ao departamento de trânsito. Atualmente o valor da tarifa é de R$ 3,50.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais