Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

RedeSul de Rádio tem nova coordenação de Jornalismo

por Ivan Sgarabotto

Tales Armiliato assume a coordenação enquanto José Ademir Theodoro passa a ser o Coordenador de Mídias e Estratégias

A RedeSul de Rádio é uma das maiores redes de rádio do Rio Grande do Sul, com 12 emissoras
Foto: Andreia Mattana

O Jornalismo da RedeSul de Rádio passa a ser coordenado pelo jornalista Tales Armiliato. Ele assumiu a nova função neste início do mês de junho. Armiliato substitui o jornalista José Ademir Theodoro, que estava no cargo desde 2010 e passa a ser o Coordenador de Mídias e Estratégias, num projeto de convergência de conteúdo entre rádios e jornal Correio Riograndense. “Agora começa uma segunda etapa na coordenação da RedeSul de Rádio, pelo menos para mim, que já estive neste cargo durante 2007 e 2008”, diz Tales.

O jornalista salienta que a RedeSul de Rádio é uma das maiores redes de rádio do Rio Grande do Sul, com 12 emissoras e reconhecida pelo comprometimento e responsabilidade de seus profissionais. “Temos uma abrangência de aproximadamente três milhões de habitantes na nossa área de cobertura”, complementa.

Para Tales, o rádio, como veículo de comunicação, deve ser dinâmico e acompanhar as mudanças tecnológicas e profissionais necessárias. “Estamos aplicando isso em todas as emissoras do grupo e afiliadas”. Ele salienta que a Província dos Freis Capuchinhos vêm, nos últimos anos, estudando junto de todas as emissoras que integram a RedeSul de Rádio, mudanças que possam fortalecer “o nosso ‘jeito’ de comunicar. É isso que vamos colocar em prática. Informar com credibilidade, ética e responsabilidade”, conclui o novo coordenador de Jornalismo da RedeSul de Rádio.

José Theodoro, que vai ocupar o novo cargo de Coordenador de Mídias e Estratégias, diz que um dos objetivos é criar uma nova consciência de integração entre os veículos e ferramentas. Ser um canal que interliga os veículos aos projetos da Província. A minha expectativa é muito grande, pois acredito que estamos construindo um novo momento para os veículos da Província dos Freis Capuchinhos”, explica.

Conforme Theodoro, em sua gestão na coordenação de Jornalismo, ocorreu o amadurecimento da RedeSul de Rádio, com maior integração das emissoras. Além disso, houve a implantação do manual de redação e procedimentos “Nosso Jeito de Fazer Comunicação”, que busca a padronização da linguagem em todas as emissoras.

O Diretor de Conteúdo e jornalista João Carlos Romanini, informa que os veículos de comunicação da Província dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul estão trabalhando cada vez mais de forma integrada. “Uma pesquisa de comportamento de consumo de mídia foi realizado no ano passado, e através dela, foram definidas as novas estratégias das rádios, jornal Correio Riograndense e conteúdo online”.

A RedeSul de Rádio tem sua programação gerada via satélite a partir de Caxias do Sul. As emissoras que integram a RedeSul são as Rádios São Francisco de Caxias do Sul (geradora), Alvorada de Marau, Cacique de Lagoa Vermelha, Cristal de Soledade, Fátima de Vacaria, Garibaldi de Garibaldi, Veranense de Veranópolis, Maristela de Torres, Aurora de Guaporé, Cultura de Campos Novos-SC, Rosário de Serafina Corrêa e Sarandi de Sarandi.

As emissoras da RedeSul de Rádio também são afiliadas da Rede Católica de Rádios, com mais de 240 emissoras espalhadas pelo Brasil, e a Rádio São Francisco é também a Base Geradora da Região Sul.

- Tales Giovani Armiliato tem 36 anos de idade e possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pela UCS - Universidade de Caxias do Sul. É mestre em Letras, Cultura e Regionalidade também pela UCS. Na São Francisco de Caxias do Sul desenvolveu as funções de operador de rádio, apresentador e repórter. Armiliato volta ao comando da RedeSul de Rádio, onde já desempenhou a coordenação nos anos de 2007 e 2008. Em 2009, atuou como estagiário da Rádio Vaticano, nas funções de redator, repórter e apresentador de programas da sessão brasileira. Durante sua permanência na Europa, transmitiu notícias diretamente de Roma (Itália) para a Rádio São Francisco, RedeSul de Rádio, Maisnova FM e Rede Católica de Rádio. Em 2013, foi o repórter especial na cobertura do conclave que escolheu o Papa Francisco. Também fez parte da equipe de repórteres da Rede Católica de Rádio que acompanhou o Papa  no Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude. O jornalista também é professor do Curso de Jornalismo da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) de Caxias do Sul. Tales Armiliato é ganhador de vários prêmios e menções honrosas por matérias de destaque no jornalismo brasileiro.

- José Ademir Theodoro tem 52 anos de idade. É formado em Jornalismo pela UCS – Universidade de Caxias do Sul e Filosofia pela UPF - Universidade de Passo Fundo. Atua na imprensa desde 1986, tendo atuado no Jornal Diário da Manhã de Passo Fundo e depois na rádio Diário da Manhã FM, em Pelotas, em 1987. No mesmo ano se transferiu para Caxias do Sul, passando pela Gráfica e Editora da UCS. Em 1988, trabalhou por cinco anos no Jornal Pioneiro como arte-finalista, paginador, chefe de paginação, repórter das editorias de Cidade, Esporte e Secretário de Redação. No mesmo ano, foi editor e repórter esportivo na Rádio Regional do Vêneto, em Flores da Cunha. Em 1993 se transferiu para o Jornal Folha de Hoje, como repórter da editoria de Cidade e editor de matérias nacionais e internacionais. Com a extinção do jornal, em 1994, começou a trabalhar para a Rádio São Francisco, e coordenou o jornalismo até o início de 2005. Depois passou a responder pelo Departamento de Eventos e Projetos Especiais. Em abril de 2007 retornou para a coordenação de jornalismo e em meados de 2008 assumiu a RedeSul de Rádio. Estudante de Direito na UCS, por vários anos ministrou cursos de rádio no Senac em Caxias do Sul e em Camaquã. Nos anos de 2000 e 2001 foi professor de Língua Portuguesa nas escolas estaduais Professor Apolinário e Alexandre Zátera em Caxias do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais