Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Evasão escolar e até a apreensão de armas brancas em sala de aula estão entre os principais desafios do Conselho Tutelar local

por Neto Ferreira
Foto: Tua Rádio

O Conselho Tutelar de Vacaria tem atuado de forma intensa para combater diversas situações irregulares que ocorrem com as crianças e adolescentes do município. O ano letivo iniciou há um mês e, alguns estudantes ainda não compareceram na escola. A partir disso são geradas as fichas de comunicação de aluno infrequente, as chamadas “Ficais”.

Entende-se por evasão escolar o fato de o aluno, uma vez matriculado, deixar de frequentar a escola, seja por qualquer motivo, caracterizando o abandono escolar, e infrequência é a ausência injustificada na escola. Conforme a coordenadora do Conselho na cidade, Marines de Paula, esse ponto merece mais atenção por parte dos pais ou responsáveis.

Segundo o conselheiro tutelar, Vinicius Maciel Carraro, muitos alunos são reincidentes desde o início da pandemia. Ele ainda comenta que muitas vezes os pais obrigam os filhos a frequentarem o ambiente escolar somente para não serem “incomodados” novamente pela entidade. Esse comportamento reflete inclusive nas apreensões de armas brancas já realizadas em sala de aula neste ano.

Desde o início do ano já foram realizados 289 atendimentos pelo Conselho Tutelar em Vacaria e, não somente no tópico da evasão escolar. Os assuntos são variados: maus tratos, violência psicológica, vagas em escolas ou transporte.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais