Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Definida as datas das provas do Enem 2020 e os protocolos sanitários

por Leticia Giroto da Cunha

Expectativa é de que o exame seja aplicado em janeiro

Foto: Foto: Elias Eberhardt / Divulgação / CP

O Ministério da Educação estabeleceu uma série de medidas para evitar o contágio pela Covid durante as provas. Os grupos de risco vão fazer o exame em salas especiais. O uso da máscara será obrigatório. Quem não usar vai ser eliminado. O candidato com Covid ou outra doença infectocontagiosa vai poder fazer o Enem em nova data.

O ministério também ampliou o número de locais de aplicação das provas impressas. Elas vão ser realizadas em mais de 200 mil salas, 53 mil a mais do que o último Enem, de 2019. Cinco milhões e 700 mil estudantes vão fazer a prova em versão impressa. Pela primeira vez, o Enem terá uma versão digital: 96 mil inscritos optaram por ela, que será feita em salas adaptadas com computadores.

A prova impressa vai ser aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro, e a versão digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Já a reaplicação das provas está marcada agora para os dias 24 e 25 de fevereiro do ano que vem. Os resultados serão divulgados no dia 29 de março. Segundo o o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os protocolos sanitários para aplicação das provas vão gerar um custo adicional de cerca de R$ 70 milhões para o governo federal, informou Alexandre Lopes.

Em junho, o Inep chegou a realizar uma enquete virtual para saber em quais datas os estudantes gostariam de realizar a prova. Pelo levantamento, 49,7% dos estudantes preferiam que o Enem impresso fosse aplicado em 2 e 9 de maio de 2021 e o Enem digital em 16 e 23 de maio. Ao comentar a decisão de aplicar as provas entre janeiro e fevereiro, Lopes disse que levou em conta, além da própria enquete, as opiniões das instituições de ensino e das secretarias de educação.

Fonte: Agência Brasil

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais