Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Transporte escolar nas zonas rurais de Vacaria sofre alterações em decorrência do Novo Ensino Médio

Baixar Áudio por João Pedro Minella

Cerca de 850 alunos vêm para a área urbana da cidade todos os dias com destino às escolas Zezinho, Pacífico e Irmão Getúlio.

Foto: Tua Rádio Fátima

O Ensino Médio passou por uma reestruturação recentemente, o que acarretou em uma carga horária anual de 1000 horas de aula, regime implementado ainda em 2019. Em entrevista à Tua Rádio Fátima, a coordenadora regional de educação, professora Cristina Boeira Fabris, comenta que somente no último ano ocorreu a implementação nas 13 escolas de abrangência da 23ª CRE. Segundo ela, as aulas agora iniciam às 7h e o transporte escolar está passando por ajustes, ao passo que há casos onde alunos do interior precisaram iniciar o deslocamento por volta das 4h.

A coordenadora ressalta que não há margem para que o convênio entre o Estado e o Município exija que os jovens que residem em locais mais distantes saiam mais cedo com destino às escolas. Segundo ela, das 39 linhas que existem atualmente, 10 têm alunos tanto do ensino fundamental quanto do médio. Cristina reafirma, também, que os alunos da zona rural de Vacaria devem receber as atividades na plataforma online ou de forma impressa para evitar prejuízos na aprendizagem.

Ainda durante a entrevista, o responsável pelo transporte escolar no município, Valmor Ferreira Jr., comenta que a Smed está em contato com a CRE nas últimas semanas acompanhando todo o andamento do transporte para avaliar problemas e possíveis soluções para estes casos. Segundo ele, está ocorrendo a implementação de sensores de telemetria nos veículos, sendo que os pais devem ter acesso a esse monitoramento em breve para poderem acompanhar o deslocamento dos filhos.

Cerca de 850 alunos vêm para a área urbana da cidade todos os dias com destino às escolas Zezinho, Pacífico e Irmão Getúlio. Vale ressaltar, também, que estão ocorrendo estudos para possíveis alterações no próximo ano, dizendo respeito à transição da Escola Professor José Fernandes de Oliveira(Zezinho) para um polo, a fim de fazer com que todos os alunos do interior frequentem a instituição. Uma das motivações da mudança seria descomplicar fatores logísticos de transporte.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais