Vacaria recebe auditor do TCE para avaliação de planos de ação na educação
A proposta destaca que os sujeitos que fazem a educação, não somente professores
Vacaria faz parte do grupo de 21 municípios do Estado selecionados pelo Tribunal de Contas e que são acompanhados para melhorar seus indicadores na área da educação. Os dados mostram que, em 2022, dos 497 municípios do Estado, Vacaria ocupava a incômoda posição de número 440. Esse posicionamento melhorou em 2023, subindo para a posição de número 233, e voltou a piorar em 2024, baixando para a posição 414.
Ações de qualificação do ensino estão em andamento e, na quinta-feira, 9, o auditor Guilherme Bacha Júnior, do Tribunal de Contas do Estado, participou de reunião na Secretaria Municipal de Educação e visitou escolas municipais.
O TCE acompanha as atividades da Secretaria de Educação faz 3 anos e a compreensão é de que as mudanças no processo criaram expectativas muito positivas.
Entre as ações em andamento para melhoria na educação municipal está o Centro de Estudos e Pesquisas em Ensinagem (CEPE).
A secretária de Educação do Município, Adriana Ferreira Boeira, ao falar sobre o projeto, explicou:
“A proposta destaca que os sujeitos que fazem a educação, não somente professores, devem se assumir como pesquisadores, refletindo sobre sua prática e compartilhando seus conhecimentos e suas experiências, valorizando o trabalho desses profissionais.
Assim, na rede municipal, o CEPE tem como objetivo geral: ‘Construir, de forma colaborativa com os profissionais, uma proposta pedagógica em rede, unificada, mas que respeite a diversidade das escolas e promova a melhoria contínua da qualidade do ensino.’”
Fonte e foto: Prefeitura Municipal de Vacaria

Comentários