Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Estudantes do IFRS – campus Vacaria criam plataforma para capacitar a comunidade sobre ferramentas de ensino remoto

Baixar Áudio por Leticia Giroto da Cunha
Foto: RD FÁTIMA

Os estudantes João Vitor Pichetti, Analyce Branco, Maria Eduarda Paim e Naiara Souza, do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Multimídia do IFRS – campus Vacaria estão desenvolvendo, sob orientação da professora Ariane Peronio Maria Fortes, uma plataforma com tutoriais cujo objetivo é instrumentalizar docentes, estudantes e responsáveis legais para o acesso das ferramentas de ensino remoto, como o Google Classroom.

Segundo o estudante João Vitor Pichetti, os tutoriais, em processo de elaboração, estão disponíveis na plataforma TecEdu, através do endereço: https://tecedu.vacaria.ifrs.edu.br.

Para ter acesso ao conteúdo, basta realizar um cadastro no próprio site.

A atividade faz parte parte do projeto de pesquisa do componente curricular Projeto de Formação e Integração (PFI) do curso ao qual os estudantes pertencem. O trabalho surgiu da vontade de realizar uma ação que tenha efeito na comunidade baseando-se na inserção da tecnologia em sala de aula. Tal relação entre educação e tecnologia vem sendo estudada pelo grupo desde o ano anterior e já havia o objetivo de transformar a pesquisa em algo prático como uma devolutiva para a comunidade escolar. O grupo, em parceria com a 23º CRE e com as direções das escolas, realizou um questionário online acerca da realidade e das dificuldades encontradas no uso das tecnologias e contou com 765 respostas de servidores, estudantes e responsáveis legais. Os efeitos da COVID-19 e a atual adequação das escolas públicas para o ensino remoto foram as motivações para o direcionamento do trabalho, o qual salienta a importância das ferramentas tecnológicas como meio de ensinar e de aprender.

Em entrevista a Tua Rádio Fátima, João vitor ainda destaca as vantagens e facilidades em utilizar essa plataforma. E a professora Ariane finaliza ressaltando que embora estejamos inseridos num contexto de mídias sociais, ainda existem muitas falhas no ensino remoto e dessa forma foi criada essa ferramenta, para minimizar os danos causados pelas tecnologias

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais