Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Aluno e professora do IFRS Vacaria explicam projeto apresentado em Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

Baixar Áudio por Rafael Vargas

Tema principal foi o uso de Inteligência Artificial na produção de conteúdo

Vicenti e professora Raquel estiveram nos estúdios da Tua Rádio Fátima.
Foto: Tua Rádio Fátima

No final de outubro deste ano, o Instituto Federal – Campus Vacaria, esteve representado na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo. O evento que é considerado o maior da América Latina quando fala-se em jovens pesquisadores, contou o projeto “Controvérsias sociotécnicas em sala de aula: sentidos sobre inteligência artificial”, de autoria do aluno Vicenti Ciotta Lima, do quarto ano do curso técnico em Multimídia e orientação da professora Raquel Folmer Corrêa.

De acordo com a orientadora, esta é a primeira vez que um trabalho do campus de Vacaria foi submetido em uma mostra internacional. Ela explica que a ideia em abordar o uso da inteligência artificial surgiu a partir do chat GPT, lançado em novembro de 2022 e que vem sendo utilizado em todo o mundo.

Aos 18 anos de idade, Vicenti reforça que o uso da inteligência artificial é algo que ainda precisa ser bastante estudado, por isso o interesse em buscar mais conhecimento sobre o assunto. Ele defende o uso responsável da tecnologia, principalmente em relação a criação de conteúdo.

Já na primeira participação de um discente em uma mostra internacional, uma medalha de quarto lugar na categorias Premiação Mostratec por área/História e Ciências Sociais foi conquistada através do projeto do Vicenti. Ele contou ao jornalismo da Tua Rádio Fátima que o evento contou com a participação de jovens da Suécia, Dinamarca, México, Paraguai, Argentina, Portugal e Espanha, além de pesquisadores de outros Estados brasileiros.

Ao final da entrevista, professora Raquel enalteceu a importância do Instituto Federal participar da Mostratec, colocando o nome da instituição e de Vacaria no mapa das pesquisa científica. O objetivo é seguir com este tipo de projeto, buscando despertar o interesse dos estudantes em seguir com pesquisas.

Vicenti é natural de Bom Jesus e se desloca diariamente para estudar no IFRS, em Vacaria. Ele está no último ano do curso técnico e, de acordo com o estudante, pretende ingressar no ensino superior na área da comunicação social.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais