Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

Comunidade de Muitos Capões pede urgência na reforma da Escola Estadual Dom Frei Vital de Oliveira

por Neto Ferreira

Situação está travada na Secretaria de Educação em Porto Alegre

Foto: Tua Rádio

No dia 30 de junho de 2020 um ciclone bomba atingiu o município de Muitos Capões causando enorme destruição em boa parte da cidade. Residências, prédios municipais e a própria Igreja matriz foram reconstruídas. Porém, a Escola Estadual de Ensino Médio Dom Frei Vital de Oliveira segue em estado crítico e deteriorando a cada dia que passa.

Na oportunidade do ciclone, o telhado da instituição foi danificado, inutilizando diversas salas de aula. Porém, com o passar do tempo e a falta de reparo, acabaram ocorrendo também outros tipos de danos, como no forro e no assoalho. A obra que inicialmente estava prevista em R$24mil já está orçada em mais de R$200mil.

A preocupação é grande, tendo em vista que é a única escola do município que possui ensino médio. E agora, com a possibilidade do retorno dos estudantes às salas de aula, apenas quatro salas podem ser utilizadas, sendo uma improvisada onde era o refeitório. Assim, as turmas necessitam de escalonamento, sendo que alguns alunos acabam tendo aula presencial apenas uma vez na semana. Como informa a professora Gislaine Roveda Della Giustina.

A professora Claudia Rech Reginini acrescenta que a aprendizagem dos alunos acaba ficando prejudicada, tendo em vista que nas salas disponíveis podem ser colocados no máximo 12 ou nove estudantes e, há turmas com mais de 30 alunos atualmente.

Rosane Moreira é mãe do aluno Mateus, que atualmente está no 2º ano do ensino médio. Ela pede que as autoridades competentes assinem com urgência o começo das obras, para que os jovens tenham condições de ter o ensino presencial novamente, sem prejudicar o futuro.

A licitação já foi realizada, tendo inclusive empresa vencedora. O que resta neste momento é a assinatura do contrato por parte da Secretaria Estadual de Educação para que a tão esperada reforma possa sair do papel.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais