Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Provas do Encejja tiram grande parte da demanda da EJA em Vacaria

por Neto Ferreira

Acesso rápido ao certificado faz com que poucas pessoas ainda busquem o conhecimento

Foto: Tua Rádio

A procura pela EJA (Educação de Jovens e Adultos) é cada vez menor em Vacaria. O decréscimo no interesse é visto pelo menos desde 2014, quando turmas começavam com 40 alunos matriculados e terminavam com no máximo 10. Em 2020, por exemplo, em uma das turmas da EJA ensino fundamental, nove alunos foram matriculados, sendo que dois foram aprovados e sete permaneceram. Em outra turma, 15 matriculados, três promovidos e 12 reprovados.

Em função disso, a 23ª Coordenadoria Regional de Educação vem realizando um estudo ao longo dos anos para conseguir organizar melhor os recursos neste sentido. Este estudo, inclusive, será encaminhado ao Ministério Público.

A coordenadora, professora Cristina Boeira Fabris, informou na Tua Rádio Fátima na manhã desta quarta-feira, 03/03, que serão realizadas alterações para este ano. A EJA ensino médio será realizada na escola Padre Efrem e, a EJA do ensino fundamental a cargo do município, ocorrerá na escola Romeu Biazus. São necessário pelo menos 25 alunos por turma.

Outra informação trazida pela coordenadora é que com a realização das provas do Encejja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), a imensa maioria das pessoas opta apenas pela realização do exame para conseguir o certificado e não buscar o conhecimento através da EJA.

Entre dezembro 2019 e o dia de ontem, 02/03, a 23ª Coordenadoria de Educação emitiu 861 certificados do Encejja. Comprovando a grande procura pela prova.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais