Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Alunos de Agronomia são beneficiados por convênio entre Fepagro, Uergs e IFRS

por Michele Subtil Rodrigues

A finalidade é estabelecer ações de ensino, pesquisa e extensão na área das ciências agrárias no município de Vacaria

Foto: Divulgação/ Darlene Silveira/Fepagro

Um total de 190 alunos dos cursos técnico e superior de Agronomia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Câmpus Vacaria serão beneficiados com a assinatura de um convênio entre as instituições e a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). O termo de cooperação técnica foi assinado nesta quinta-feira (1) na Casa da Fepagro na Expointer. A finalidade é estabelecer ações de ensino, pesquisa e extensão na área das ciências agrárias no município de Vacaria.

A partir de setembro, serão desenvolvidos os seguintes projetos: “Implantação e condução de áreas didático-experimentais de sistemas de produção de grãos, de frutíferas e de olerícolas”; “Manejo de sistemas de produção para aumento da eficiência do uso da água e melhoria da qualidade do solo”; e “Sistemas de produção e diversificação de frutíferas para os Campos de Cima da Serra”.

O diretor-presidente da Fepagro, Adoralvo Schio, destacou a importância da união entre as três instituições para trabalharem em prol da comunidade de Vacaria. “Caminhando juntos, poderemos proporcionar a essa gurizada um fácil acesso ao aprendizado”, comemorou.

A reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, disse que esse convênio ganha um significado maior por causa da importância da profissão de agrônomo. “O legado que vocês vão deixar para as próximas gerações é uma terra melhor”, afirmou com entusiasmo aos alunos presentes. “Com isso, estamos mostrando que, em conjunto, podemos encontrar soluções para os nossos problemas, principalmente os relacionados à saúde e ao meio ambiente.”

“Fico feliz em ver o quanto a nossa instituição vem fazendo diferença na vida das pessoas e, com essa parceria, fará ainda mais”, pontuou o reitor substituto do IFRS, Amilton de Moura Figueiredo. “Nesse momento difícil pelo qual passa o País, esse somatório de forças vai ajudar a desenvolver um trabalho de mais qualidade para formar cidadãos. De nada vale a pesquisa, o ensino e a extensão se não for para melhorar a vida de todos”, concluiu.

Estudantes de Agronomia da Uergs comemoram a parceria. “A partir dessa assinatura, teremos mais infraestrutura para as aulas práticas, além de termos mais possibilidade de fazer estágio na Fepagro”, disse Simone Lancini. Já Cláudia Nunes acredita que, com o convênio, não será mais preciso fazer novas parcerias a cada semestre. “Além disso, teremos mais respaldo e credibilidade para a realização de pesquisas e a publicação dos resultados, pois serão pesquisas realizadas em rede”.

Texto: Daiane Madruga (Uergs) e Darlene Silveira (Fepagro)
Fotos: Darlene Silveira

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais