Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Coditur/RS elege nova diretoria em encontro na 45ª Expointer

por João Pedro Minella

Reunião aconteceu durante atividades promovidas pela Famurs na feira

Após um período sem atuação, o Conselho dos Dirigentes Municipais de Turismo (Coditur/RS), órgão vinculado à Famurs, elegeu uma nova diretoria. A escolha das representantes foi realizada na manhã desta terça-feira (30/8), durante encontro promovido na Casa Famurs na Expointer.

Com a deliberação de gestores municipais do Turismo, ficou definido que a nova gestão do Coditur/RS será composta pela secretária de São José dos Ausentes, Aline Ramos, como presidente; pela chefe do Departamento de Cultura e Turismo de São João do Polêsine, Bianca Trindade, como vice-presidente; e pela secretária de Turismo, Desporto e Cultura de Morrinhos do Sul, Jucelaine Evaldt de Medeiros, como secretária do Conselho. O mandato terá duração de dois anos.

Em sua primeira fala, a presidente Aline destacou que sua intenção será trabalhar pelo coletivo, em prol do desenvolvimento e fomento de todo turismo gaúcho. Colocou o órgão à disposição dos gestores, para que juntos possam trabalhar e buscar incentivos ao setor.


Deliberações

Além da escolha da nova diretoria, durante a reunião, os secretários e dirigentes de Turismo aprovaram o encaminhamento de um ofício aos candidatos ao governo do Estado. O pedido será para que se mantenha a Secretaria de Turismo, sem outras vinculações, devido à importância estratégica da pasta para o RS.

Também foi deliberado a realização, em 2023, de seminários regionais com o tema “Governança no Turismo: desafios dos gaúchos”; a retomada da Associação das Cidades Históricas do RS; e alterações no Regimento Interno do Coditur/RS.


Retorno econômico

O secretário de Turismo do RS (Setur), Raphael Ayub, esteve presente na abertura do encontro e destacou que a pasta tem atuado para que o turismo tenha o protagonismo que merece, mostrando para outros setores que não se gasta dinheiro, se investe em turismo, pois é um segmento rentável e há um retorno econômico para o município e região. Para esse movimento, no entanto, é preciso entender o turismo sob a ótica da demanda, não apenas da oferta, ressaltou o secretário. Ayub também colocou a secretaria à disposição para auxiliar na modelagem para concessão ao setor privado, que hoje tem grande interesse em promover investimentos.

Também presente, a diretora de Turismo da Setur, Claudia Mara Borges, falou com os gestores sobre as ações para melhorar a promoção das atividades ofertadas pelos municípios, driblando a burocracia e o baixo orçamento. Na oportunidade, Claudia apresentou o Mapa do Comportamento do Turista do Rio Grande do Sul, ferramenta desenvolvida pelo Estado e que ajuda na descoberta da vocação dos municípios e regiões. Além disso, o mapa apresenta uma visão estratégica de todos os perfis de consumidores; qualifica o trade para melhorar a oferta e a promoção no mercado; mapeia as oportunidades de negócio e abordagem no mercado; e define o posicionamento de marca e focos de atuação no mercado.

Conforme a diretora, desta forma é possível promover feiras e eventos de acordo com a expertise de cada localidade e, assim, ser mais assertivo nas ações. Ela também destacou a importância de os municípios trabalharem com materiais de divulgação trilíngue, ampliando o interesse de novos visitantes e competindo com outras regiões do estado e país.

A equipe técnica da Setur também falou sobre o Observatório do Turismo e o impacto econômico dos eventos turísticos no RS.

O encontro foi mediado pelo coordenador de Agricultura e Turismo da Famurs, Mario Nascimento, e recebeu apoio dos assessores Ismael Horbach e Roberta Casagrande.

 

Informações: Assessoria de imprensa

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais