Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

Economia de Caxias do Sul sofre queda de 7,3% em 2014

por Ivan Sgarabotto

A economia de Caxias do Sul sofreu uma queda de -7,3% no ano passado, confirmando as projeções da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de fechamento negativo em 2014. Indústria e comércio registraram quedas de mais de 9%, enquanto os serviços foram os que menos sentiram os efeitos da crise econômica: - 1,8%.

Estes e outros números do desempenho da atividade econômica local foram divulgados nesta quinta-feira (5) pelas duas entidades empresariais."A economia está muito complicada, estamos enfrentando um período de muitas dificuldades e acreditamos em alguma retomada no segmento produtivo industrial somente a partir do segundo semestre", destacou o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Carlos Zignani, ao prever forte recessão no primeiro trimestre de 2015 para as indústrias de bens de capital.

De acordo com o também diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Mauro Corsetti, no comparativo entre dezembro de 2014 e dezembro de 2013, a economia caxiense teve redução de 6,2%. Já em dezembro em relação a novembro de 2014, houve leve queda de 0,9%.

O estudo da CIC mostra que todos os componentes do Índice do Desempenho Industrial, que ocasionaram os 9,5% de queda do setor, como utilização da capacidade instalada, horas trabalhadas, compras e vendas industriais e massa salarial, registraram desempenhos negativos em 2014. Só para se ter ideia, as compras industriais tiveram redução de 16,4% no ano passado.

As vendas industriais também apresentaram índice negativo acima de 10% de queda.Empregos - O ano de 2014 se encerrou com um total de 179.731 postos de trabalho em Caxias do Sul, com a perda de 3.442 vagas, 1,9% a menos em 2014 em relação a 2013. A indústria foi o setor com pior desempenho, com queda de 5,4% no volume de empregos. Comércio e serviços ficaram positivos.

Porém em índices não superiores a 2%. "Os postos de trabalho deverão cair ainda mais", disse Zignani. Comércio internacional - Outro dado apresentado pela CIC foi o desempenho das exportações e importações do município. As exportações caíram 7,3% e as importações, 18% em 2014.

Este desempenho fez com que o saldo da balança comercial caxiense registrasse um crescimento de 7,7%. Em 2014, os principais destinos das exportações caxienses foram Chile, Estados Unidos, Argentina, México, Uruguai e Peru. E os principais países de origem das importações foram China, Itália, Estados Unidos, Alemanha, Índia e Argentina.

Também participaram da apresentação do desempenho da economia de Caxias do Sul o diretor executivo da CIC, Victor Hugo Gauer, a assessora de Economia da CDL, Maria Carolina Gullo, e a assessora de Economia da CIC, Nara Panazzolo.Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais