Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Vinícola inova no mercado e lança cinco vinhos de castas portuguesas

por Aldoir Santos

Neste sábado a Vinícola Lemos de Almeida receberá a imprensa para a apresentação dos novos produtos

Agamenon Lemos de Almeida ressalta que a região é uma das melhores para a produção de vinhos (foto: RD Fátima)
Foto: Divulgação

A região que entrou nos últimos anos no mapa de produção de vinhos finos no Brasil agora conta com mais uma novidade neste setor. A empresa Vinícola Santa Rita passa a ser Família Lemos de Almeida e neste sábado, 06/07, apresenta a imprensa e convidados a nova estratégia no que ser refere a produção de vinhos de castas portuguesas. O novo nome também é uma homenagem a família cuja origem é açoriana. O empresário Agamenon Lemos de Almeida conta que a empresa é essencialmente familiar. Os vinhedos estão localizados em Muitos Capões e no local foi também criada uma pequena vila açoriana para atender a proposta de se transformar em um polo de enoturismo.

A Família Lemos de Almeida já havia lançado no mercado vinhos finos produzidos com base em quatro castas francesas e agora a novidade são as portuguesas. A partir destas castas foram produzidos cinco vinhos: touriga nacional, tinta roriz, alvarinho e o verdelho e além de um que tem a mistura dos dois primeiros com merlot. São dois tintos e dois brancos que possuem características diferenciadas por serem produzidos nesta região de altitude. Agamenon conta que o primeiro plantio dessas uvas de castas portuguesas ocorreu há três anos. Há dois anos foi feita a primeira vinificação e que teve uma boa aceitação no mercado. O empresário destaca que toda a arquitetura da vinícola é açoriana e, por isso, seria importante ter produção de vinhos com varietais dessa origem. Daqui um mês deverá iniciar o segundo engarrafamento destes vinhos finos de castas portuguesas.

Segundo Agamenon Lemos a estimativa é que sejam seis mil garrafas nesta etapa. O produto chama a atenção por ser inédito no mercado e além disso o touriga nacional e o tinta roriz tem a mesma base do vinho do porto que possui reconhecimento internacional pela qualidade que apresenta. O alvarinho é o tradicional vinho verde português explica Agamenon. Os vinhos finos produzidos nos Campos de Cima da Serra apresentam cores, aromas, sabores bem diferenciados dos demais que são produzidos em outras regiões. A vinícola Lemos de Almeida já possui tanques para microvinificação. A ideia, segundo Agamenon, é iniciar pesquisas e fazer experimentos para melhorar os processos de produção dos vinhos finos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais