Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Projeto destaca Vacaria como a capital nacional dos Rodeios Crioulos

Baixar Áudio por Aldoir Santos

Ideia surgiu a partir de uma moção aprovada pelos vereadores em abril deste ano

Rodeio é realizado de dois em dois no parque Nicanor Kramer da Luz
Foto: Divulgação

O senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) apresentou a proposta que reconhece Vacaria como a capital nacional dos rodeios crioulos. A ideia surgiu de uma moção de autoria do vereador Marcelo Dondé e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores em abril deste ano e encaminhada também aos deputados federais Jerônimo Goergen, Pedro Westphalen e Affonso Hamm. O Rodeio Crioulo de Vacaria foi criado em 1958. Em fevereiro de 2020, chegará a sua 33ª edição, desde a 5ª é um evento internacional que celebra e divulga a cultura do povo gaúcho. É o maior rodeio crioulo da América Latina. Na última edição, recebeu 280 mil pessoas, entre competidores e turistas de todo o Brasil e países vizinhos. O senador Luis Carlos Heinze relembra alguns personagens importantes que contribuíram para o crescimento do evento.

O deputado federal Jerônimo Gorgen salienta que foi o autor da lei estadual que reconhece o Rodeio de Vacaria como patrimônio cultural do estado e agora ganha dimensão ainda maior em esfera nacional. O projeto não precisa de aprovação em plenário. Passará apenas por algumas comissões do Senado.

Como sugestão do vereador Osvaldo Grigolo Jr. (PSB), a moção de apoio apresenta a proposta de inserção do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria na lista de eventos oficiais nacionais, o que possibilitará a captação de recursos públicos federais de incentivo cultural.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais