Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Chama crioula: Vacarianos a cavalo retornam aos campos de cima da serra com o símbolo dos festejos farroupilhas

Baixar Áudio por Rafael Vargas

Ao todo foram 452 quilômetros entre Cristal e Vacaria

Os integrantes do Instituto de Cavalgadas Vacarianos a Cavalo retornaram aos campos de cima da serra com a centelha da chama crioula. A recepção dos cavaleiros aconteceu no início da tarde detse domingo, 27/08, na chácara Recanto do Sossego, propriedade de Julio Kuzer, em Vacaria. Os dez integrantes trouxeram do município de Cristal, no centro-sul do Estado, o fogo símbolo dos festejos farroupilhas.

De acordo com Luis Schons foram 452 km percorridos desde Cristal até Vacaria. Em entrevista exclusiva à Tua Rádio Fátima neste domingo o empresário destacou a alegria em poder retornar às cavalgadas após quatro anos afastado. Emocionado ele nos contou um pouco de como foi a viagem que iniciou no dia 17 de agosto quando eles foram em busca da centelha.

Em Vacaria, os cavaleiros foram recepcionados por amigos, pelos familiares deles e também por autoridades. Após a recepção uma homenagem foi prestada ao integrante do instituto, Aldemir Gai e homenagem póstuma à Luis Roberto Rosseto Pinheiro. No período da tarde a chama chegou à praça Daltro Filho, onde os cavaleiros foram recebidos pela comunidade com uma salva de palmas. Em seguida aconteceu um gaitaço com a participação de artistas locais.

A secretária de cultura e turismo de Vacaria concedeu entrevista à nossa reportagem. Simone Gobetti Boeira enalteceu a ação dos Vacarianos a Cavalo e também dos demais tradicionalistas da oitava região, como os gaiteiros presentes no evento.

Após a cerimônia no centro da cidade, a centelha da chama crioula foi conduzida até 10ª BPM onde deverá permanecer aos cuidados da corporação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais