Produtores participam de encontro sobre vinho artesanal em Pinhal da Serra
O evento reuniu produtores locais, autoridades e representantes de instituições ligadas ao setor agrícola e vitivinícola
A Administração Municipal de Pinhal da Serra realizou nesta quinta-feira 21/05, o Primeiro Encontro Municipal de Produtores de Vinho Artesanal, promovido pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Emater/RS-Ascar. O evento reuniu produtores locais, autoridades e representantes de instituições ligadas ao setor agrícola e vitivinícola.
A programação começou pela manhã com um café colonial preparado pela Agroindústria Encanto e Sabor, de Cleusa Subtil, na propriedade da família Stuani, responsável pela Cantina Stuani – Vinhos e Vinhedos Stuani, empreendimento referência na produção de vinhos e sucos de uva no município.
Participaram do encontro o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores e representantes de instituições como Sicredi, Senar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Baesa, Embrapa Uva e Vinho e Emater/RS-Ascar, além de produtores do município.
Durante a programação, os participantes realizaram degustações de vinhos artesanais e sucos produzidos em Pinhal da Serra, valorizando a produção local e incentivando o fortalecimento da vitivinicultura na região.
Na sequência, os participantes visitaram a propriedade do produtor Luís Cabral, onde ocorreu uma roda de conversa sobre “Boas Práticas na Elaboração de Vinhos”, ministrada pelo enólogo Thompsson Benhur Didone, da Emater/RS-Ascar.
O encontro também contou com a palestra “Variedades de Uvas para Suco da Embrapa e seus Benefícios para a Saúde”, ministrada por Mauro Zanus, representante da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves.
Após as atividades da manhã, os participantes participaram de um almoço de confraternização preparado pela Agroindústria Encanto e Sabor. Segundo a Administração Municipal, o encontro proporcionou troca de experiências, aprendizado e incentivo à agricultura familiar, ao empreendedorismo rural e ao desenvolvimento das potencialidades locais.

Comentários