Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Realizado o 1º Encontro de Danças Birivas do Tropeirismo Gaúcho

por Leticia Giroto da Cunha

O evento aconteceu no sábado 30/11

Aconteceu sábado 30/11 no CTG Porteira do Rio Grande
Foto: Divulgação

Foi realizado neste sábado, 30/11, no CTG Porteira do Rio Grande o Encontro de Danças Birivas do Tropeirismo Gaúcho do 33º Rodeio Internacional de Vacaria.

As danças birivas tiveram origem com os tropeiros pois no decorrer das viagens, durante as longas noites a beira de um fogo,eles procuravam se descontrair. Nessa descontração ao som de violas surgiram as danças que eram praticadas somente por homens, (pois não existia mulheres nas viagens).

Segundo o coordenador do departamento artístico do CTG Porteira do Rio Grande, José Evandel Lima Junior, as danças birivas são exclusivas para homens, que nas suas apresentações dançam Chula, Facões, Chico do Porrete e o Fandango Sapateado, todas as danças são uma forma de representação do passado.

Um dos avaliadores das danças Birivas,Paulo Bigatom, salientaque esse encontro é para valorizar as danças masculinas. Um dos integrantes do CTG Seiva Nativa, da cidade de Canoas, Samuel Oliveira, destaca o quanto essas danças são representativas para cultura gaúcha.

Biriva, era um nome dado pelos gaúchos primitivos aos habitantes dos Campos da Cima da Serra. Estes povos eram descendentes dos bandeirantes e tropeiros paulistas que colonizaram a região serrana. Os Birivas eram identificados pela sua aparência um tanto diferente do gaúcho primitivo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais