Grupos reflexivos buscam reabilitação de homens indiciados por descumprimento de medida protetiva em Vacaria
Baixar ÁudioA partir desta semana, homens que descumprirem medida protetiva terão que participar de grupos reflexivos coordenados pelo Ministério Público em Vacaria. Após o resultado positivo do projeto piloto realizado no último ano, a iniciativa que consiste em 12 encontros no objetivo de buscar a recuperação do agressor através de atividades de cunho re-integrativo deve ser implementada de fato no município.
O projeto abrange os municípios de Vacaria, Campestre da Serra, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Esmeralda e Pinhal da Serra, sendo que as reuniões devem ser ministradas pela promotora de justiça, Bianca Acioly e são voltadas aos homens que foram encaminhados judicialmente em razão do deferimento de alguma medida protetiva, conforme comenta a assessora do Ministério Público e representante do Projeto Acolher, Michelle Paganella. Segundo ela, diversos temas devem ser tratados na iniciativa, sendo a saúde mental um dos pilares dos encontros.
Em entrevista à Tua Rádio Fátima, o analista do Ministério Público, Dr. Marcos Suzin, explicou que a necessidade da medida protetiva é analisada com base no risco ao qual a mulher vítima de violência está exposta. Ele explica, ainda, que é imediatamente configurado crime o descumprimento da medida por parte do agressor.
No último ano, cerca de 600 medidas protetivas foram solicitadas e impostas no poder judiciário em Vacaria.
Comentários