Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Programa Acolher de auxílio as vítimas de violência doméstica será ampliado

por Aldoir Santos

Casa Acolher deverá entrar em funcionamento em agosto

Assunto foi tratado no Temática dessa quinta-feira
Foto: RD Fátima

Melhoraram os índices que medem a violência doméstica em Vacaria. Antes o município ocupava a 8ª posição no ranking entre os 495 do Estado, agora está em 18º. Um dos programas que contribuiu para essa alteração é o Acolher desenvolvido pelo Ministério Público com o apoio da rede de proteção a mulher vítima de violência. Desde julho de 2015 até agora já foram cadastradas 2.400 vítimas que registraram ocorrência na delegacia de polícia. A grande maioria dos casos se refere a lesão corporal e vias de fato, ameaças e perturbação a tranquilidade. O Acolher reúne na sede do MP todas as primeiras sextas do mês as mulheres vítimas de violência. O grupo recebe série de orientações sobre o assunto. A Promotora de Justiça Bianca Acioly Araujo cita que esse mapeamento e outras ações contribuíram para o avanço da posição de Vacaria no ranking dos casos de violência doméstica no Rio Grande do Sul.

Uma das necessidades no processo de proteção as mulheres vítimas de violência é a construção de uma casa de passagem. As tratativas com a Prefeitura não avançaram. A alternativa encontrada seria o aluguel de vagas em hotéis mas o processo licitatório ainda não foi concluído pelo Executivo. Enquanto isso as mulheres que precisam ser retiradas do lar não tem para onde serem levadas. A promotora diz que faz seis meses que está aguardando uma definição por parte da Prefeitura.

Nesse segundo semestre entrará em funcionamento a Casa Acolher. O espaço será de geração de renda às vítimas de violência doméstica. Segundo a promotora Bianca Acioly Araujo serão oferecidas atividades de geração de renda. Essa Casa deverá começar a funcionar em agosto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais