Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Responsáveis pelo INSS alertam para diferentes regras da aposentadoria

por Neto Ferreira
Foto: Tua Rádio

A reforma previdenciária trouxe algumas alterações em relação a regras importantes para quem deseja encaminhar o benefício da aposentadoria. A chefe da agência do INSS de Vacaria, Rosaura Vieira, e a chefe do setor de benefícios, Ana Paula Peruchin de Souza, fora as convidadas do programa Temática desta terça-feira, 02/02, para tratar sobre o tema e esclarecer dúvidas da comunidade.

Rosaura informou durante o programa que para as mulheres se aposentarem em 2021 são necessários 15 anos de contribuição e 61 de idade. Já para os homens não houve alteração, são 15 de contribuição e 65 de idade. Porém, para aquelas pessoas que desejam se aposentar por tempo de contribuição, há quatro regras diferentes para analisar. Por isso é pedido que o interessado retire a senha do Meu INSS na internet e faça uma simulação.

Ana Paula acrescentou que a regra de transição por sistema de pontos, que é a que atinge o maior número de trabalhadores, soma o tempo de contribuição com a idade. Mulheres podem se aposentar a partir de 87 pontos e homens, de 97, em 2021. O tempo mínimo obrigatório de contribuição é de 30 anos para mulheres e de 35 anos para homens. A cada ano será exigido um ponto a mais, chegando a 105 pontos para os homens, em 2028, e 100 pontos para as mulheres, em 2033.

Outro alerta feito pelas servidoras do INSS foi o de que existem muitos aposentados caindo em golpes de empréstimos falsos em Vacaria e região. Caso o idoso tenha dúvida em relação a veracidade de uma financeira ou de um empréstimo procure o INSS.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais