Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Vida
10:00:00
 
 

Vacinação contra a brucelose é realizada em Vacaria

por Aldoir Santos

A vacinação contra a brucelose é obrigatória em todas as fêmeas bovinas e bubalinas, entre 3 e 8 meses de idade

Procedimento é coordenado pela Emater
Foto: Divulgação

Durante esta última semana de março, a Emater/RS-Ascar e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Vacaria, em parceria com os veterinários Airton Stella e Antônio Ademir Borges, o Borginho, realizam a campanha de vacinação contra a brucelose no município, uma doença grave, contagiosa e capaz de infectar várias espécies de animais. O objetivo da campanha é prevenir a doença, que também pode ser transmitida ao homem por meio de contato direto com o animal contaminado ou ainda pelo consumo de leite ou seus derivados.A vacinação contra a brucelose é obrigatória em todas as fêmeas bovinas e bubalinas, entre 3 e 8 meses de idade, sendo pré-requisito para a liberação, por parte da Inspetoria Veterinária e Zootécnica, da Guia de Trânsito de Animais (GTA), necessária para movimentação (venda e transferência) dos animais.

“A campanha tem grande importância social, pois abrange diversas localidades do município, chegando ao pequeno produtor, que muitas vezes possui uma única terneira e reside distante da sede, o que por si só tornaria inviável a contratação de um profissional para a realização da vacina. Dessa forma, a campanha facilita o acesso do produtor e garante a sanidade do rebanho” salienta a técnica em agropecuária da Emater/RS-Ascar de Vacaria, Morgane Toigo do Nascimento. Ela explica que nos bovinos a brucelose se caracteriza por provocar abortos espontâneos, geralmente no terço final da gestação, nascimento de terneiros fracos, retenção de placenta e repetição de cio, sendo que muitas vezes o animal contaminado não apresenta os sintomas da doença.

A campanha deste ano já atingiu as comunidades de Fátima, Serraria 6 e Baraúna e os distritos de Coxilha Grande e Refugiado. Durante os quatro dias de campanha, foram vacinadas e marcadas mais de 570 terneiras, beneficiando mais de 130 pecuaristas.  Mas, devido à chuva que ocorreu durante a campanha, a equipe terá que
retornar, no dia 5 abril, para Fazenda da Estrela, comunidades de Santa Terezinha e Ramada, Assentamentos Nova Estrela e Nova Batalha e estrada do Suzin, para concluir a ação. A expectativa é de que sejam vacinadas, na campanha, mais de 670 terneiras, de 160 produtores.

*Emater

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais