Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Fetag projeta 3 mil agricultores no Grito da Terra estadual nesta quarta

por Aldoir Santos

A concentração dos agricultores iniciará a partir das 6h30min, na sede da entidade

A Fetag realiza nesta quarta-feira, dia 1° de julho, uma manifestação em Porto Alegre com cerca de 3 mil agricultores familiares. Eles vêm de todo o Estado para ouvir do governador José Ivo Sartori as respostas da pauta do Grito da Terra Brasil. O documento foi entregue ao governador no dia 12 de maio, durante assembleia geral da Federação, e contém as principais demandas dos trabalhadores rurais junto a nove secretarias e Casa Civil. A principal delas, resume o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, é que os recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) não sejam colocados no caixa único do Estado e aí destinado a outros setores. O Feaper é o responsável por todos os programas da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), entre eles o Forrageiras e o Troca-troca de Sementes de Milho, esse inclusive ameaçado de extinção. Também a saúde e inspeção sanitária, entre outros, figuram na pauta.

A concentração dos agricultores iniciará a partir das 6h30min, na sede da entidade, que fica na Rua Santo Antônio (entre a Rua Cristóvão Colombo e Avenida Farrapos). Por volta das 8h começa a caminhada em direção ao Largo da Prefeitura e Mercado Público, onde estão programadas atividades para mostrar à população da Capital a importância da agricultura familiar. "Queremos sensibilizar o governo e sociedade para as dificuldades que o meio rural enfrenta. Será feito um comparativo entre o que recebe o produtor e o valor que paga o consumidor no caso do leite, arroz e trigo, os mais afetados", explicou Joel.

Às 12h, os trabalhadores rurais se deslocarão, pela Avenida Borges de Medeiros, até o Palácio Piratini para dar continuidades aos atos e aguardar as respostas do governo às reivindicações do Grito da Terra, que deve acontecer às 15h. Uma comitiva de lideranças vai ser recebida por Sartori.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais