Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Mais de 10 mil pessoas estão trabalhando na colheita da safra da maçã em Vacaria e região

por Neto Ferreira

Para muitas delas não é a primeira vez que atuam como safristas nas empresas dos Campos de Cima da Serra

Foto: Tua Rádio Fátima

A colheita da safra da maçã está ocorrendo em Vacaria e Campos de Cima da Serra conforme o esperado pelos especialistas da área. Cerca de 50% da produção já foi retirada e o restante do trabalho deve ocorrer até o final de maio.

Aproximadamente 10mil trabalhadores de diversas partes do país estão na região para realizar a colheita. Muitos inclusive já vieram em outras oportunidades e agora voltaram pelas vantagens oferecidas em relação a outros estados do país.

Somente na Rasip são 2.500 vagas preenchidas pelos safristas. Conforme o responsável técnico por um dos pomares da empresa, Jean Regozzo, neste ano há pessoas até mesmo de estados do nordeste, como Ceará e Pernambuco. Ele também afirma que o clima foi favorável para a produção e que a qualidade da maçã aumentou muito em relação a safra anterior.

Há 18 anos, Gilmar Saldanha, natural de Coronel Bicaco, trabalha na colheita da safra na Rasip. Ele fala em gratidão por tudo que a empresa proporciona e também na confiança no que ele faz. Comenta que a renda é importante especialmente para auxiliar a família.

Outras 45 pessoas vem de Varzelândia/MG para atuar em Vacaria. O mineiro Pedro Paulo Ferreira está na empresa pelo quinto ano consecutivo. Ele ressalta que as condições de trabalho ofertadas são as melhores possíveis e por isso todo ano retorna com mais moradores do município dele.

A Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi) irá realizar em março um evento para marcar a abertura oficial da safra que, deverá contar com a presença do Governador Eduardo Leite.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais