Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Vacaria sedia Seminário Internacional de Fruticultura com foco na sustentabilidade

por Aldoir Santos

Palestras serão realizadas na Casa do Povo

Vacaria é um dos maiores produtores de maçã do Brasil (foto:arquivo/Tua Rádio)
Foto: Divulgação

Especialistas de renome internacional da fruticultura irão apresentar conceitos inovadores, de 25 a 27 de junho, durante o IV Seminário Internacional de Fruticultura, que apresenta como tema de destaque “Sustentabilidade da produção de frutas no cenário atual”, em Vacaria (RS).

Tecnologia de aplicação, tendências de mercado, melhoramento genético, sistemas de condução, porta-enxertos e comercialização de cultivares são alguns dos temas que tem o objetivo de possibilitar uma maior produtividade aliada a obtenção de frutos de alta qualidade e expressão do máximo potencial produtivo da macieira.O evento começa na manhã do dia 25 com dia de campo sobre tecnologias de aplicação usadas nos pomares de maçãs na região, no Pomar Socorro, na propriedade Passo da Porteira, e segue, até o dia 27, com palestras, atividades e discussões (clique aqui http://www.fruticultura.agr.br/index#programacao para conhecer a programação completa).

A Embrapa é uma das apoiadoras do evento e também estará presente na programação técnica, com a participação de três pesquisadores. Abrindo o evento, na noite do dia 25, o pesquisador Francisco José Becker Reifschneider faz palestra sobre "Diálogo sobre agricultura, tendências e desafios". Para Reifschneider o seminário será uma grande oportunidade para a discussão sobre tendências, expectativas de consumidores, desafios e oportunidades em temos com automação, com novos sistemas de produção e com novas variedades. “Acho que podemos pensar, não só apoiando a produção, o setor privado, mas também oferecendo novidades de interesse. Quem sabe nós podemos desenvolver maçãs vermelhas, maçãs pequenas, maçãs com sabores distintos e vendo não apenas produtividade, mas vendo qualidade e conteúdo nutricional”, resume. Para ele, o novo consumidor demanda muito mais do que apenas frutos. “Vai ser uma experiência excelente de aprender e também colocar algumas perguntas para serem respondidas durante o Seminário Internacional de Fruticultura”, avalia Reifschneider.  

Já a pesquisadora Patricia Ritschel, da Embrapa Uva e Vinho, vai fazer uma breve exposição sobre o Programa de Melhoramento Genético "Uvas do Brasil", apresentando as cultivares desenvolvidas e lançadas pelo Programa, com destaque para a cultivar de uva de mesa ‘BRS Vitória’. Serão enfatizadas as estratégias de transferência de tecnologia e de material propagativo ao setor produtivo. “Além da qualidade das cultivares desenvolvidas, considero dois outros pontos como fundamentais para o alto nível de adoção das novas cultivares de videira BRS, observado nos últimos anos. O primeiro, que é uma tradição do “Uvas do Brasil”, é o trabalho de validação, realizado de maneira participativa com viticultores de todo o país. O segundo é que desde 2012, um novo modelo de parceria com viveiristas visando a comercialização do material propagativo foi estabelecido, aumentando o acesso das cultivares pelos produtores e melhorando a qualidade dos vinhedos implantados. Através deste modelo, pretende-se comercializar em torno de 5 milhões de mudas de cultivares da Embrapa até 2023”, conclui a pesquisadora.

No dia 27, o pesquisador Adalécio Kovaleski, da Embrapa Uva e Vinho, junto com a pesquisadora Rosa Valdebenito Sanhueza, vai presidir um painel sobre a técnica de confusão sexual para combater a grafolita, praga que ataca macieiras e outras culturas de clima temperado e tropical. “Vai ser um momento importante para que nós possamos discutir e talvez redefinir a forma como estamos utilizando esse processo e obviamente como utilizar as diferentes ferramentas de manejo para termos sucesso aqui no Brasil”, alerta Kovaleski.

A promoção do IV Seminário Internacional de Fruticultura é da Proterra Engenharia Agronômica e Mussatto Consultoria Rural, com apoio da Embrapa Uva e Vinho, ASAV,UCS, UERGS, UFRGS, AGAPOMI, ABPM, EPAGRI, Prefeitura de Vacaria e Secretaria da Agricultura do RS.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais