Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

RAR Alimentos completa dez anos no cultivo de oliveiras nos Campos de Cima da Serra

Baixar Áudio por João Pedro Minella

​A Tua Rádio Fátima acompanhou de perto o processo de colheita que ocorre na Fazenda das Cachoeiras, interior de Muitos Capões

Foto: Tua Rádio Fátima

A colheita de oliveiras da empresa RAR Alimentos, no pomar localizado na Fazenda das Cachoeiras, interior de Muitos Capões, está em sua fase final e a Tua Rádio Fátima foi até o local para acompanhar o andamento dos trabalhos. O projeto iniciou cerca de dez anos atrás com 12 mil pés de olivais e conta, hoje, com mais ou menos nove mil. Neste ano, a colheita deve chegar a 70 toneladas de azeitonas destinadas à produção de azeite.

Em entrevista, o gerente de produção Alecir Weber explica que o projeto é fruto da visão de Raul Randon, empresário idealizador da RAR, que percebeu que as oliveiras crescem em paralelo às videiras. Alecir comenta que o nome do azeite foi escolhido em homenagem à Nossa Senhora da Oliveira e que os processos de produção e trabalho são bastante complexos de serem executados. Segundo ele, é necessário um equilíbrio saudável entre a excelência na colheita/industrialização e eficiência para garantir a qualidade do produto final.

Ainda durante a entrevista, o coordenador da Fazenda das Cachoeiras, Mateus Dalsolio, reforça que a colheita neste ano foi desafiadora para a fruticultura como um todo em decorrência do frio tardio. Sendo assim, a safra está um pouco abaixo do esperado, porém a resposta do pomar foi boa em vista das adversidades, sendo que a azeitona produzida apresenta ótima qualidade. Mateus comenta que o maior problema para a produção é a umidade presente nos Campos de Cima da Serra. Segundo ele, os olivais precisam da circulação do pólen que ocorre em dias secos e ensolarados.

A partir de 2024, a expectativa para a produção é de que, com as plantas já bem desenvolvidas ao longo destes dez anos. A produção varie entre 150 e 200 toneladas anualmente na fazenda.

Este é o 5º ano de colheita com esta plantação. Vale ressaltar, também, que esta é a primeira vez na qual um veículo de comunicação foi autorizado a cobrir de perto o processo da colheita na empresa. O material elaborado pode ser acessado nas nossas redes sociais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais