Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Vinícolas da região buscam selo de denominação de origem junto a Embrapa

por Ronaldo Pontel

Com o selo, o vinho da região ganha um certificado de qualidade que pode fomentar o turismo nos Campos de Cima da Serra

Foto: Divulgação

As vinícolas Campestre, Família Lemos de Almeida, RAR, Sozo, Sopra e Aracuri buscam junto a Embrapa o selo de denominação de origem. A ideia é atestar a qualidade do vinho da região dos Campos de Cima da Serra. O presidente da AVICS, a Associação dos Vinicultores dos Campos de Cima da Serra, o enólogo André Donatti destaca que estamos a mil metros de altitude e que temos amplitude térmica isso ocasiona um vinho branco de mais intensidade aromática e um vinho tinto com mais intensidade de cor o que faz com que o vinho local já tenha sido premiado em diversas ocasiões.

Segundo André o selo de denominação de origem também irá ajudar a fomentar a região de uma maneira geral e principalmente o turismo.

A Denominação de Origem é um selo conferido por órgãos reguladores da propriedade industrial em países de todo o mundo. No Brasil, a concessão é feita pelo INPI, que se baseia na  Lei de Propriedade Industrial. É considerado Denominação de Origem o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que designe produto ou serviço cujas qualidades ou características se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos. Exemplo de diversas regiões brasileiras produtoras de cafés especiais, queijos, vinhos e outros.

A região sul do Brasil é responsável por 90% da produção de vinhos e espumantes do país.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais