Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Feira da agricultura familiar terá 210 estandes na 44ª Expointer

por João Pedro Minella

Além do RS, participam expositores dos estados do Amapá, Rio de Janeiro e Minas Gerais

Foto: Fernando Dias/SEAPDR
Foto: Divulgação

Um dos lugares mais queridos e acessados durante a Expointer, o Pavilhão da Agricultura Familiar, já está sendo preparado para receber seus visitantes, com todos os cuidados sanitários que a pandemia de Covid-19 exige. Um total de 228 empreendimentos, distribuídos em 210 estandes, estará presente à feira, que acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, de 4 a 12 de setembro. Serão oferecidos alimentos orgânicos, artesanato, queijos e embutidos, vinhos  e espumantes, cachaças, produtos de agroindústrias, entre outros. Este ano, participam 126 municípios do Rio Grande do Sul, além dos estados de Amapá, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

“Já estamos montando o pavilhão, que sempre é o mais visitado durante a Expointer. Nossa equipe está trabalhando para cumprir com todos os protocolos que a Secretaria da Saúde determina. Para dar toda a segurança para os nossos expositores e clientes e para que nós possamos fazer uma feira do recomeço, mas também segura”, afirma o diretor do Departamento da Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) da SEAPDR, Flávio Smaniotto.

Segundo Smaniotto, no espaço de 7 mil metros quadrados, o distanciamento entre cada estande será de 1,5 metros, e haverá controle de público. “Poderão circular 800 visitantes ao mesmo tempo, além dos expositores, e o pavilhão terá monitores para orientar as pessoas sobre os protocolos de saúde. Tudo conforme determinou o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). Importante lembrar que este ano, o Formato drive-thru não será reeditado”, destaca.

Na edição deste ano, 90 empreendimentos têm à frente mulheres, e 48 são comandados por jovens. As agroindústrias lideram com 178 participantes, seguidas por 35 de artesanato. No total, 71 estandes trabalham com produtos de origem animal e 103 com produtos de origem vegetal. “Teremos 4 cozinhas com aquelas comidas especiais produzidas pelo povo do campo”, convida Smaniotto.

“O espaço é uma das áreas preferidas dos gaúchos, pelo acolhimento realizado pelas famílias. Acredito que, com a possibilidade do acesso ao público durante a Expointer, a agricultura familiar sairá mais fortalecida em 2021, uma vez que é neste momento que as comunidades terão acesso a clientes que não consomem seus produtos rotineiramente”, pontua a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti.

O Pavilhão da Agricultura Familiar é organizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf/RS), Emater-RS-Ascar, Via Campesina e Ministério da Agricultura.  

 

Por: Darlene Silvera

Fonte: expointer.rs.gov.br/

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais