Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Acontece em Vacaria curso sobre valorização do uso do pinhão

por Anelise Donazzolo

Encontro reúne produtores da região

Encontro acontece na Uergs
Foto: RD Fátima

O Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Uergs, PGDR/Ufrgs e Colegiado de Desenvolvimento Territorial Rural (Codeter) realizam nesta terça-feira, 20/10, em Vacaria a primeira etapa do curso sobre “Valorização e Uso do Pinhão na região dos Campos de Cima da Serra”. Apenas Vacaria comercializa aproximadamente 150 toneladas de pinhão a cada ano.

O encontro tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre o potencial do pinhão como uma estrategia de desenvolvimento sustentável para a região. Para o coordenador do Cetap, Alvir Longhi, é necessário que a araucária seja reconhecida como fonte alimentar, além de ser importante na geração de renda.

Alvir também informa que a agroindústria localizada no assentamento Nova Batalha está processando o pinhão in natura e transformado em pinhão moído. Ele destaca ainda que há um estudo para que seja lançado na próxima safra o pinhão cortado e a farinha do pinhão, que não contém glúten.

O curso, que acontece na Uergs, prossegue à tarde com a apresentações de ações que vem ocorrendo na região sobre o uso do pinhão.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais