Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Cultivo de framboesa é aposta de mais um produtor de Vacaria

por Aldoir Santos

Atualmente, o município conta com 24 produtores, que cultivam uma área de 12 ha das cultivares Heritage e Autumm Bliss.

Família Passarin preparando a terra
Foto: Divulgação/ Emater

Vacaria é hoje o principal polo de produção de pequenas frutas no Rio Grande do Sul e um dos principais do país. Uma das frutas mais apreciadas pela sua delicadeza, aroma, cor e sabor é a framboesa, que possui alto teor de vitamina C e substâncias nutracêuticas.

Atualmente, o município conta com 24 produtores, que cultivam uma área de 12 ha das cultivares Heritage e Autumm Bliss. Recentemente, a família Passarin, com assistência da Emater/RS-Ascar de Vacaria, fez a implantação de um pomar de framboesa na propriedade. "Esta ação visou inserir o produtor Clodomir e os filhos na produção econômica da frutícola, visto que na propriedade de menos de 10 ha a família se dedica à criação de porcos e poucas cabeças de gado, além de prestar serviços em algumas propriedades dos arredores", salienta o técnico da Emater/RS-Ascar de Vacaria, Nícolas Eigon Brandt.

O potencial para a produção de framboesa, pela área da propriedade e a disponibilidade de mão de obra, foi identificado pelos extensionistas do Escritório Municipal de Vacaria, através do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), do qual a família faz parte. Desta maneira, foram plantadas 1.600 mudas da variedade Autumm Bliss, onde se estima uma produção para a safra 2017/2018, de dois mil quilos de framboesa, gerando incremento na renda familiar.

*Com informações da Emater

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais