Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Temperatura chega a -2,4ºC em Vacaria e provoca prejuízos na produção de frutas

por Aldoir Santos

Amora, mirtilo, framboesa, uva e pêssego são as culturas mais atingidas

Uma forte geada cobriu os campos e matos da região neste sábado,12/09. A previsão se confirmou e os agricultores agora começam a contabilizar os prejuízos especialmente nos pomares e parreirais. A menor temperatura segundo os dados do INMET foi de -2,4ºC , porém, em alguns pontos chegou a -5,6ºC. Na Fazenda da Estrela o produtor de pequenas frutas Joseel Souza relatou que a produção de amora terá uma queda expressiva por causa desse frio intenso. No bairro Passo da Porteira o produtor Irineu Bortolotto passou a madrugada toda acionando o sistema anti geada para evitar maiores perdas nos pomares de mirtilo.

Na capela Santa Luzia o produtor Jair Vargas contabiliza prejuízos expressivos também na produção de framboesa. Em Monte Alegre dos Campos, Dieverton Molon na localidade da capela de Saúde registrou nas primeiras horas da manhã o efeito da geada nos parreirais.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente Eduardo Pagot estima que durante a semana que vem será possível dimensionar o tamanho das perdas na agricultura por causa dessa geada. Segundo ele o maior problema se deu em função das temperaturas altas registradas no mês de agosto que anteciparam a floração. Como ainda não existe um zoneamento agroclimático para a produção de pequenas frutas os agricultores não tem acesso ao seguro para esse tipo de fenômeno.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais