Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Especialista americano apresenta pesquisa inédita sobre raleio químico em macieiras da serra gaúcha

por Aldoir Santos

Especialista americano apresenta pesquisa inédita sobre raleio químico em macieiras da serra gaúcha

Foto: Divulgação

Dois dos maiores especialistas em maçãs do mundo estarão na região para discutir os resultados de experimento de raleio químico da cultura feitos na serra gaúcha em parceria com a Embrapa Uva e Vinho e Agapomi. Participam de seminário e dia de campo, em 14 e 15 de maio, Terence Lee Robinson, responsável pelo trabalho e docente da Cornell University, acompanhado por Gabino Reginato Meza, da Universidad de Chile. O evento é organizado pelo Sindicato Rural de Caxias do Sul e tem apoio e patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS).

“O professor Terence é um dos ícones da pesquisa em maçãs de todo o mundo. Temos de aproveitar essa relação que ele tem com a Embrapa e o Estado para levar tecnologia a quem trabalha no campo”, destaca o presidente do Sindicato Rural de Caxias do Sul e chefe da Divisão Administrativa e de Finanças do SENAR-RS, Valmir Susin.

O trabalho será apresentado nesta quinta-feira, 14/05, às 18h30, em palestra no auditório de Eventos e Hospedagem Murialdo, no distrito municipal de Fazenda Souza. Segundo Andrea Rufato, pesquisadora de sistemas de produção sustentáveis da Embrapa Uva e Vinho, que colaborou com o professor Robinson, os experimentos consistiram basicamente em testes de produtos e épocas de aplicação para derrubada do fruto. O raleio químico é considerado uma técnica rápida e eficiente, além de reduzir mão de obra e desgaste das macieiras. Foram 14 pontos de experimentação na serra gaúcha.

Na sexta-feira,15/05 às 9h, os pesquisadores estrangeiros ainda promovem dia de campo na propriedade de Valdecir Bordin, no interior do município, em São Braz, distrito da Fazenda Souza. O ponto de encontro é na RST 453, em frente à agrícola HF. Os principais assuntos programados são poda e condução da macieira. “Mas eles vão falar de todo o ciclo, da muda à colheita”, garante Susin.

O convite para as atividades é aberto e gratuito. Para participar, basta entrar em contato com o Sindicato Rural de Caxias do Sul. A expectativa é de 150 pessoas no encontro, entre produtores, trabalhadores rurais, técnicos, agrônomos e estudantes da área.

Em Vacaria no dia 13 de maio a partir das 15h na Fazenda do Socorro - Fruticultura Zamban – Vacaria – RS acontece o “Dia de Campo e Seminário Técnico sobre a Cultura da Macieira”, abordando poda e condução da macieira com enfoque no manejo de precisão.O evento terá a presença do Dr. Terence Robinson da Cornell University e do Prof. Gabino Reginato da Universidad de Chile.A partir das 19h acontece o Seminário Técnico para apresentação de resultados dos experimentos de raleio químico da macieira da Safra 2014/15.

Essa é a terceira vez que o professor Robinson participa das atividades de pesquisa no Estado. Ele esteve no Rio Grande do Sul em outubro de 2014, para planejar e montar os experimentos de raleio químico, e em janeiro de 2015, para observar o período de colheita.

Informações do SENAR

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais