Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Especialista americano apresenta pesquisa inédita sobre raleio químico em macieiras da serra gaúcha

por Aldoir Santos

Especialista americano apresenta pesquisa inédita sobre raleio químico em macieiras da serra gaúcha

Foto: Divulgação

Dois dos maiores especialistas em maçãs do mundo estarão na região para discutir os resultados de experimento de raleio químico da cultura feitos na serra gaúcha em parceria com a Embrapa Uva e Vinho e Agapomi. Participam de seminário e dia de campo, em 14 e 15 de maio, Terence Lee Robinson, responsável pelo trabalho e docente da Cornell University, acompanhado por Gabino Reginato Meza, da Universidad de Chile. O evento é organizado pelo Sindicato Rural de Caxias do Sul e tem apoio e patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS).

“O professor Terence é um dos ícones da pesquisa em maçãs de todo o mundo. Temos de aproveitar essa relação que ele tem com a Embrapa e o Estado para levar tecnologia a quem trabalha no campo”, destaca o presidente do Sindicato Rural de Caxias do Sul e chefe da Divisão Administrativa e de Finanças do SENAR-RS, Valmir Susin.

O trabalho será apresentado nesta quinta-feira, 14/05, às 18h30, em palestra no auditório de Eventos e Hospedagem Murialdo, no distrito municipal de Fazenda Souza. Segundo Andrea Rufato, pesquisadora de sistemas de produção sustentáveis da Embrapa Uva e Vinho, que colaborou com o professor Robinson, os experimentos consistiram basicamente em testes de produtos e épocas de aplicação para derrubada do fruto. O raleio químico é considerado uma técnica rápida e eficiente, além de reduzir mão de obra e desgaste das macieiras. Foram 14 pontos de experimentação na serra gaúcha.

Na sexta-feira,15/05 às 9h, os pesquisadores estrangeiros ainda promovem dia de campo na propriedade de Valdecir Bordin, no interior do município, em São Braz, distrito da Fazenda Souza. O ponto de encontro é na RST 453, em frente à agrícola HF. Os principais assuntos programados são poda e condução da macieira. “Mas eles vão falar de todo o ciclo, da muda à colheita”, garante Susin.

O convite para as atividades é aberto e gratuito. Para participar, basta entrar em contato com o Sindicato Rural de Caxias do Sul. A expectativa é de 150 pessoas no encontro, entre produtores, trabalhadores rurais, técnicos, agrônomos e estudantes da área.

Em Vacaria no dia 13 de maio a partir das 15h na Fazenda do Socorro - Fruticultura Zamban – Vacaria – RS acontece o “Dia de Campo e Seminário Técnico sobre a Cultura da Macieira”, abordando poda e condução da macieira com enfoque no manejo de precisão.O evento terá a presença do Dr. Terence Robinson da Cornell University e do Prof. Gabino Reginato da Universidad de Chile.A partir das 19h acontece o Seminário Técnico para apresentação de resultados dos experimentos de raleio químico da macieira da Safra 2014/15.

Essa é a terceira vez que o professor Robinson participa das atividades de pesquisa no Estado. Ele esteve no Rio Grande do Sul em outubro de 2014, para planejar e montar os experimentos de raleio químico, e em janeiro de 2015, para observar o período de colheita.

Informações do SENAR

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais