Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Recursos para o Moscasul anunciados em agosto ainda não foram liberados

por Aldoir Santos

Atraso no repasse deve se a adequações orçamentárias do governo federal

Vista Geral dos containers que integram o Centro Moscasul
Foto: Viviane Zanela

Em agosto do passado o Ministro da Agricultura Blairo Maggi esteve em Vacaria e na ocasião anunciou a liberação de R$ 500 mil para a sequencia das obras de instalação do laboratório do Centro de Pesquisa Moscasul na estação de fruticultura de clima temperado da Embrapa. Esse recurso ainda não foi liberado por causa de readequação no orçamento. A previsão é que até final desse mês o dinheiro seja repassado para a Embrapa. O chefe adjunto de transferência de tecnologia Alexandre Hoffmann observa que até final desse semestre estarão concluídos os processos para que o centro comece a entrar em operação. Ainda estão sendo feitas tratativas para a liberação dos órgãos ambientais.

O Moscasul é uma estrutura temporária de suporte à pesquisa para o controle da mosca-das-frutas (Anastrepha fraterculus), com foco no manejo integrado de pragas (MIP). Seu escopo abrange a produção e dispersão de inimigos naturais e insetos estéreis, em escala piloto e por tempo determinado, para avaliação de sua eficácia e emprego em escala comercial, em culturas de espécies frutíferas afetadas por essa praga, em complemento às demais estratégias de manejo.

O Moscasul é uma parceria entre Embrapa (Unidades Embrapa Uva e Vinho e Embrapa Clima Temperado), Ministério da Agricultura, ABPM, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), com adesão crescente de outras instituições e possibilidade de ampliação do escopo para outras cadeias, como pêssego e cítricos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais