Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Aberto período de pedidos do Programa Troca Troca de Sementes

por Rudimar Galvan

Podem ser feitos pedidos de sementes de milho e sorgo

Foto: Divulgação

O Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), iniciou o recebimento dos pedidos para o ano-safra 2021/2022 nesta segunda-feira, 10/05. Os produtores interessados devem procurar as entidades em seu município (prefeituras municipais, sindicatos, associações ou cooperativas) para efetuar os pedidos.

O objetivo do programa é fomentar a aquisição de sementes e o cultivo de milho e sorgo a serem utilizados na produção de silagem, grão ou alimentação humana em propriedades de agricultores familiares e pecuaristas familiares em todo o Estado.

“O principal benefício para os produtores é a ampla gama de cultivares disponíveis, tanto convencionais como transgênicas, para os diversos tipos de tecnologia de produção, a um preço abaixo do custo de mercado e com um subsídio de 28%”, destaca o coordenador do programa, Jonas Wesz.

Estarão à disposição dos agricultores 24 cultivares de milho híbrido convencional, 18 cultivares de milho híbrido transgênico e nove cultivares de sorgo. Serão 11 empresas que fornecerão 51 cultivares de sementes para que cada produtor possa escolher aquela com as características técnicas mais adequadas ao seu sistema de produção.

Os escritórios municipais da Emater estarão à disposição para orientar os agricultores e as entidades na compra da melhor semente.

Operacionalização

• As entidades devem fazer o pedido para seus agricultores no site do Feaper.

• No site da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, na aba relativo ao programa, também constam todas as informações da nova safra.

• Cada agricultor poderá solicitar até quatro sacas de sementes de milho ou sorgo, tanto na etapa da safra como na safrinha.

Período em que o sistema ficará aberto para pedidos:

• Para pedidos de sementes para a safra: de 10 de maio a 28 de maio.
• Para pedidos de sementes para a safrinha: de 31 de maio a 4 de junho.

O sistema ficará aberto por três semanas para pedidos de sementes para a safra e, na sequência, uma semana para os pedidos de sementes para a safrinha.

A entrega efetiva das sementes mantém o calendário normal em que as empresas entregam as sementes da safra nos meses de julho/agosto/setembro e da safrinha em novembro/dezembro. Somente o serviço dos pedidos foi antecipado para melhorar a operacionalização do programa. O pagamento da parcela transgênica também é feito antes da entrega da semente, ou seja, no caso do pedido da safrinha, o pagamento da transgenia será somente no início de novembro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais