Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

CETAP desenvolve projetos agro ecológicos com cerca de 500 famílias no Rio Grande do Sul

por Neto Ferreira

Preservar o meio ambiente e gerar renda com a produção de alimentos. Este é o desafio da entidade que, assessora diversas pessoas nos Campos de Cima da Serra

Foto: Tua Rádio

O Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) atua em 70 municípios do estado com a missão de desenvolver a agricultura de base agro ecológica, ou seja, aliando o cuidado ambiental com a geração de renda e produção de alimentos. Atualmente são pelo menos 500 famílias que recebem assessoria e informações diariamente pela entidade.

O trabalho ocorre com o aproveitamento de frutas nativas e outras situações que a região oferece. Já são 45 produtos gerados através de butiá, araçá, guabiroba, uvaia e pinhão. Também são produzidos óleos essenciais a partir de murta, guamirim e erva de touro.

Conforme o coordenador dos projetos de biodiversidade do CETAP, Alvir Longhi, o trabalho é realizado com o intuito de auxiliar as famílias desde a produção até o processo de organização e planejamento de vendas. São 20 profissionais que realizam visitas e buscam desenvolver aquilo que é mais adequado a cada região.

Uma descoberta recente e que está dando muito retorno aos produtores locais é a extração da casca de araucária para o uso na tinturaria. Empresas do ramo têxtil têm buscado a matéria prima com grande intensidade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais