Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Queijaria de Bom Jesus recebe o registro de Indicação Geográfica

por Yasmim Zanella Accioly

A estimativa é que mais de dois mil produtores sejam beneficiados.

A Queijaria Pelizzari de Bom Jesus recebeu nesta quinta-feira, 08/09, o registro de Indicação Geográfica (IG) Campos de Cima da Serra ao Queijo Artesanal Serrano. A solenidade ocorreu na Festa Nacional da Maçã em São Joaquim e contou com a presença de produtores, técnicos e autoridades gaúchas e catarinenses. A prefeita de Bom Jesus Lucila Maggi e secretários municipais prestigiaram a cerimônia. O selo mostra que este é um produto único no mundo produzido nesta região. Foram aproximadamente duas décadas em que os técnicos da Emater, da Epagri e de outros órgãos juntamente com os produtores, se mobilizaram para a busca dessa indicação geográfica.

A estimativa é que mais de dois mil produtores nos dois estados sejam beneficiados. A IG representa o reconhecimento das especificidades da região e a valorização dessas características únicas. O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) publicou em março deste ano a concessão da IG Campos de Cima da Serra na modalidade “Denominação de Origem” para o produto. Esta é a primeira IG nessa modalidade para queijos nacionais. Bom Jesus irá sediar no dia 05 de outubro uma reunião do Conselho Regulamentador da Identificação Geográfica de Origem dos Campos de Cima da Serra.

O queijo artesanal serrano

O queijo é feito com leite de vacas de raças de corte ou mista alimentadas basicamente com pastagens nativas e tem maior percentual de gordura. A textura amanteigada, o aroma e o sabor que se acentuam com a maturação são algumas características que diferenciam esse queijo dos demais artesanais do Brasil.

Para ser queijo artesanal serrano, ele precisa ser produzido na região à qual pertence. Isso porque, além dos fatores culturais, humanos e históricos envolvidos, o clima, o solo, a altitude e a vegetação também contribuem para dar ao queijo um sabor único.

Municípios abrangidos pela IG

RS: André da Rocha, Bom Jesus, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Capão Bonito do Sul, Caxias do Sul, Esmeralda, Ipê, Jaquirana, Lagoa Vermelha, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria.

SC: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Correa Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Serro Negro, Urubici e Urupema.

Informações e imagens: Assessoria de imprensa Prefeitura de Bom Jesus e Emater 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais