Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Frio intenso dos últimos dias afeta culturas no Estado

por Aldoir Santos

A cadeia leiteira é uma das que tende a ser afetada

No final de semana a temperatura ficou abaixo de zero em Vacaria e região (foto: divulgação/arquivo)
Foto: Divulgação

O inverno finalmente chegou ao Rio Grande do Sul. Nos últimos dias, uma onda de frio atinge o estado, com temperaturas próximas ou inferiores a zero. Em um estado com grande diversificação de culturas, o frio auxilia o desenvolvimento de algumas mas pode afetar negativamente em outras.

De acordo com o boletim meteorológico da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), a previsão é de frio intenso durante a semana, com aumento das temperaturas na parte da tarde. No Planalto e nos Campos de Cima da Serra, há previsão de geada.

O frio intenso afeta diretamente algumas culturas. Frutas necessitam de temperaturas baixas para o acúmulo de horas de frio que proporcionam seu desenvolvimento, tais como a uva e a maçã, cultivadas principalmente na serra, bem como o trigo nas regiões norte e noroeste do Estado.

A cadeia leiteira tende a ser afetada, principalmente nos preços, que estão em queda devido a alguns fatores, dentre eles as altas temperaturas do mês do junho, que fazem com que as famílias optem por outras bebidas. Para Pedrinho Signori, secretário-geral da FETAG-RS, “o frio estimula o consumo de leite, que estava retraído, o que pode ajudar a frear a queda do preço pago ao produtor. Porém, o clima também faz com que a atividade leiteira seja ainda mais difícil para o produtor, que precisa iniciar suas atividades antes do clarear do dia, além de prejudicar as pastagens para o gado”.

De acordo com Kaliton Prestes, engenheiro agrônomo da FETAG-RS, “risco de geada tardia é mais elevado, o que pode ocasionar problemas para a floração do pêssego, o espigamento do trigo, além de prejudicar o desenvolvimento do milho, cujo plantio inicia em meados de agosto e setembro”.

Informações da Fetag

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais