Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Área plantada de trigo no Estado chega a 15%

por Aldoir Santos

A região da Serra deverá dar início ao plantio nos próximos dias,

Foto: Divulgação

Com a semana caracterizada pela alta umidade do ar e do solo, provocada pelas chuvas que ocorreram durante o período – chegando a volumes expressivos em algumas áreas –, o plantio do trigo apresentou evolução lenta na última semana, chegando a 15% em nível estadual. De acordo com o Informe Conjuntural da Emater, o percentual de área plantada para o período deveria ser de 20%. No ciclo passado, nesta mesma época – que apresentava condições climáticas semelhantes – o percentual era de 12%.

Na região de Santa Rosa, uma das maiores produtoras e onde o percentual de área plantada atingiua 30% nesta semana, os agricultores estão preocupados com o atraso e esperam entrar nas lavouras assim que o tempo melhorar. Em algumas situações, os produtores arriscaram o plantio, mesmo com o solo bastante encharcado, ocasionando um plantio de pouca qualidade. Já as áreas implantadas no início do período recomendado pelo zoneamento apresentam boa germinação e desenvolvimento satisfatório. Os agricultores estão concluindo o preparo das áreas através da dessecação e esperam a umidade ideal do solo para dar continuidade à semeadura.

A região da Serra deverá dar início ao plantio nos próximos dias, porém deverá ser intensificado entre a segunda quinzena de junho e primeira quinzena de julho, se estendendo até fim de julho. Os agricultores estão em definição de área destinada ao cultivo do cereal, podendo ter influência positiva em função do surgimento de alguns contratos de venda futura a R$ 40 por saco de 60 kg. O preço médio da saca de 60kg no RS ficou em R$ 29,22.

Emater

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais