Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Gestão rural predomina nos debates realizados na Federacite durante Expointer

por Aldoir Santos

Na ocasião foi lançado o livro Gestão Rural a alma do agronegócio

Presidente Sérgio e o autor do livro sobre gestão rural Rogério Bastos
Foto: RD Fátima

O economista ligado ao Sebrae Rogério Bastos lançou durante a Expointer na sede da Federacite o livro Gestão Rural a alma do agronegócio. A obra cuja leitura está sendo sugerida aos citeanos e demais interessados tem como objetivo despertar a todos para uma questão que tem feito a diferença em qualque ramo de atividade. Rogério questiona porque os agricultores que estão sujeitos as mesmas condições como clima e mercado tem resultados diferentes com alguns se destacando mais que os outros. O Sebrae ao estudar o comportamento empreendedor observou um fato comum entre áqueles que se destacam em suas atividades comerciais. Um sistema de gestão sob controle é a ferramenta que tem feito a diferença ressalta Bastos. Ele acrescenta ainda que uma pesquisa feita por uma professora da UFRGS revela que uma das maiores preocupações dos produtores é que eles não sabiam com clareza os custos de produção e disponham de poucos recursos para operacionalizar a comercialização.

Foi após esse estudo que surgiu a expressão gestão rural que tem cerca de 24 anos. Rogério Bastos destaca que os produtores vendiam os produtores para atender suas necessidades de caixa e não para aproveitar as oportunidades do mercado. Os preços agrícolas sofrem muitas oscilações e por isso é importante estar atento ao cenário econômico. O economista destaca que a gestão deverá ser bem feita também durante a aquisição dos insumos. O livro Gestão Rural a alma do agronegócio está à disposição nos CITES e da Federacite.

Presidente da Federacite ressalta temas debatidos na Expointer

Durante a 41ª Expointer em Esteio a casa da Federacite foi mais uma vez palco de debates relevantes para produção agropecuária. Na ocasião foi relevada a propriedade citeanda de ponta que dessa vez ficou no CITE 78 em São Francisco de Paula. O pecuarista José Carlos Tedesco da Fazenda da Taperinha mostrou como conseguiu através de planejamento aumentar os índices de produtividade ao transformar pecuária extensiva em intensiva. A gestão que ele implementou na propriedades fez com que obtivesse destaque por parte da Federecite. Ainda na Expointer o citeano Roberto Leitão fez uma palestra em que mostrou como foi feito o plano diretor em sua propriedade.

Além disso foi feito lançamento de um livro e um debate sobre gestão rural. O presidente da Federacite Sérgio Gomes Fonseca Junior ressalta que a gestão foi o ponto principal da programação deste ano por entender a necessidade de chamar a atenção para a importância dos registros das atividades feitas nas propriedades. O controle interno fará com que as tomadas de decisões sejam feitas de forma mais segura. Não dá mais para levar em conta somente a intuição destaca o presidente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais