Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Proerd ganha reforço para atender mais escola na região

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Brigada Militar trabalha para ampliar atuação em Capão Bonito do Sul, Caseiros e Ibiraiaras

SD Branco, SD Thais e SGT Grando
Foto: Ricardo Silva/Tua Rádio

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Brigada Militar ganhou o reforço de dois novos policias, que irão contribuir com os trabalhos realizados nas escolas. Atualmente, apenas algumas instituições de Lagoa Vermelha contam com a parceria dos militares, mas a projeção é de que escolas de Capão Bonito do Sul, Caseiros e Ibiraiaras também façam a adesão ao programa.

Nesta quinta-feira, 31 de março, o programa Temática da Tua Rádio Cacique recebeu a soldado Thais Tartari, que há tempo realiza os trabalhos nas escolas locais, além do soldado Felipe Bueno Branco e o sargento Gilnei Grando, que passam a integrar o Proerd, para falar sobre as ações realizadas e o impacto social da iniciativa. Clique em ouvir notícia.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é originário de um programa norte-americano, criado em 1983, por uma força-tarefa formada por policiais de Los Angeles, com o intuito de quebrar o ciclo de abuso de drogas relacionado, cada vez mais, com condutas criminosas e prisões.

Desde 1983, o Programa tem liderado as ações de prevenção ao abuso de drogas no mundo. Os esforços colaborativos entre a Polícia Militar, o sistema de educação e as teorias científicas sobre prevenção, são os diferenciais desse Programa.

O Currículo PROERD “Caindo na REAL” para 5º e 7º anos do Ensino Fundamental, aplicado desde 2013 no Rio Grande do Sul, mantém esse compromisso de fornecer instrução de ponta, capaz de prevenir o uso de drogas por meio do desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para que escolhas seguras e responsáveis sejam feitas. Essas habilidades vão além da questão das drogas, pois possibilitam escolhas saudáveis e madura sem todos os aspectos da vida do jovem cidadão. Ao desenvolver as principais habilidades acadêmicas e práticas, o currículo promove tanto os objetivos educacionais quanto os de prevenção.

O Currículo PROERD “Caindo na REAL” foi projetado com base na Teoria de Aprendizagem Socioemocional, que identifica as habilidades básicas e fundamentais e o processo de desenvolvimento do indivíduo, necessários à promoção da saúde, incluindo:

-      autoconhecimento e autogerenciamento;

-      tomada de decisão responsável;

-      compreensão dos outros (alteridade);

-      habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal;

-      habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.

 

O presente currículo utiliza essa teoria para ensinar aos jovens como controlar seus impulsos e pensar nos riscos e nas consequências, o que resultará em escolhas mais responsáveis. Acredita-se que, ao ensinar aos jovens a tomarem decisões seguras e responsáveis, eles serão capazes de fazer escolhas saudáveis, não somente sobre drogas, mas em todos os aspectos de suas vidas. À medida que os jovens forem educados para se tornarem cidadãos responsáveis, consequentemente, conduzirão suas vidas de forma mais produtiva e livre de drogas.

A visão do PROERD é a de que os jovens que refletem sobre as diversas situações são capazes de fazer melhores escolhas, de forma não impulsiva,de se comunicar e de se relacionar melhor com as pessoas, além de se manter livres de drogas e obter maior sucesso em todas as áreas de suas vidas.

 O PROERD NO BRASIL

No Brasil, o programa iniciou em 1992, na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que buscava estratégias alternativas ao policiamento tradicional.

Em uma parceria com o Consulado Americano, uma equipe formada por policiais de Los Angeles e San Diego veio ao Rio de Janeiro, possibilitando a habilitação de 29 policiais da PMERJ.

Já em 1993, com a formação de policiais como multiplicadores do programa (chamados de mentores), a PMERJ tornou-se o primeiro Centro de Treinamento D.A.R.E. no país, difundindo o programa por vários Estados brasileiros.

Neste mesmo ano, o programa foi iniciado pela Polícia Militar de São Paulo, que também se tornou centro de treinamento no final da década de 90, produzindo ampla formação de policiais do PROERD e difundindo-o por vários Estados.

 O PROERD NO RIO GRANDE DO SUL

Em 1998, os primeiros instrutores da Brigada Militar foram formados em São Paulo. Neste mesmo ano, o então Capitão Júlio César Araújo Peres, formou as duas primeiras turmas no Rio Grande do Sul, no Colégio Estadual Piratini, iniciando a expansão do programa pelo Estado. Quatro anos depois, seus primeiros mentores foram formados em curso oferecido pela Polícia Militar de Santa Catarina.

Desde a implantação do PROERD no Rio Grande do Sul em 1998 até o fechamento do segundo semestre de 2019, alcançamos a marca significativa de 1.398.587 alunos formados e 796 instrutores formados.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais