Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Diretor do Presídio Estadual de Lagoa Vermelha fala sobre plano de cooperação entre município e Estado

Baixar Áudio por Everton Meneguzzi

O estado do Rio Grande do Sul, assinou acordo de cooperação inédito com o município de Lagoa Vermelha, que é o pontapé inicial de um projeto de gestão compartilhada do Presídio localizado no município.

O documento prevê que o município participe da gestão do sistema prisional envolvendo aqueles apenados de seu território, como forma de contribuir na busca pela ressocialização e reinserção dos reeducandos, reduzindo a ociosidade, através da geração de vagas de trabalho, entre outras iniciativas.

O acordo de cooperação envolve Seapen, Susepe, Prefeitura e Conselho da Comunidade.

Em entrevista à Tua Rádio Cacique, na manhã desta quarta-feira (30) o diretor do Presídio Estadual de Lagoa Vermelha, João Paulo Gelain Cichelero falou como segue o planejamento para o desenvolvimento do projeto.

Conforme Cichelero, o principal objetivo do programa é a ressocialização dos apenados, afim de evitar a reincidência em crimes após os mesmos voltarem para a sociedade. A melhor ferramenta para atingir esse objetivo seria através do trabalho.

Dados dos últimos 2 anos, mostram que em março de 2018 o presídio de Lagoa Vermelha possuía 235 apenados. Em dois anos passou para 330. Cerca de 100 novos presos.  Durante esse período, muitos saíram e retornaram. Em alguns casos por mais de uma vez.

No momento Em função da pandemia, novos presos estão sendo encaminhados para o presidio de Passo Fundo. o presídio Estadual de Lagoa Vermelha abriga 175 presos.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais